
Fabio Rodrigues Pozzebom/16.04.2014/Agência Brasil
O ministro da SAC (Secretaria de Aviação Civil), Moreira Franco, afirmou, nesta quarta-feira (16), que ainda quer fazer mais uma visita à Fortaleza para checar as condições do aeroporto da cidade antes da Copa do Mundo.
As obras previstas para ampliação do terminal não serão concluídas a tempo, e o aeroporto vai operar com puxadinhos durante o Mundial.
Mesmo assim, o ministro garante que a infraestrutura aeroportuária do País está preparada para receber os turistas que vão chegar para Copa.
— Nós estamos absolutamente preparados para dar atendimento adequado, até mesmo no aeroporto de Fortaleza. Eu disse que era um problema e que nós teríamos que encontrar uma alternativa. Encontramos. Nós vamos colocar um terminal provisório. E é provisório: vai ser colocado e depois vai ser desmontado. E esse terminal vai atender adequadamente.
Leia mais notícias de Brasil e Política
O ministro disse ainda que terminais provisórios, como o que será usado em Fortaleza, também foram utilizados nas Olimpíadas de Londres, na Copa da África do Sul e até no Brasil, na Costa do Sauípe (BA), quando ocorreu o sorteio para a Copa de 2014.
Moreira Franco voltou a afirmar que “os passageiros serão atendidos com conforto e com segurança” e que durante as festas de fim de ano, a movimentação de passageiros pelos aeroportos do Brasil é muito maior que a esperada para a Copa.
Inauguração em Brasília
As declarações do ministro foram dadas durante a cerimônia de inauguração do Píer Sul do aeroporto internacional de Brasília — primeira fase das obras de ampliação do terminal.
Brasília é uma das primeiras cidades-sede da Copa do Mundo a entregar a obra de ampliação do terminal aeroportuário. O aeroporto está sob administração da Inframerica, empresa argentina que venceu o leilão realizado em fevereiro de 2012.
A promessa da empresa é entregar toda a obra que foi prometida para a Copa do Mundo até dia 24 de maio. O total de investimentos chega a R$ 1,2 bilhão.
Entre os aeroportos que ainda estão sob administração do governo federal, os terminais de Manaus e Cuiabá, que também são cidades-sede do Mundial, vão passar por vistoria do ministro Moreira Franco antes do início da Copa.