
No final da manhã de hoje, quinta-feira (03), o Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), vinculado à Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), entregou à Diretoria de Justiça e Cidadania da Polícia Militar do Amazonas (DJC/PMAM), uma cópia do laudo pericial da morte da soldado da PM Deusiane da Silva Pinheiro, ocorrida no dia 1 de abril deste ano, no interior de uma embarcação fluvial do Batalhão Ambiental da PM onde ela trabalhava.
O laudo foi entregue pelo diretor do DPTC, Jefferson Mendes, ao diretor da DJC/PMAM, coronel Hildeberto de Barros Santos, para ser anexado ao inquérito militar aberto pela Polícia Militar do Amazonas, que instaurou investigação sobre o caso.
Conforme a conclusão do laudo: “Analisando todas as versões e depoimentos das testemunhas, aliadas aos resultados obtidos dos exames complementares, laudo cadavérico e laudo de local de crime observa-se a falta de elementos de convicção técnico-científica, que permitissem validar a hipótese homicídio”.
Devido a complexidade do caso, de acordo com o diretor do DPTC, Jefferson Mendes, foram feitas a solicitação de seis laudos periciais: O laudo do local de crime, necroscópico, balística, residuográfico, de informática e reprodução simulada (reconstituição). “Nesta caso, a perícia contou ainda com um exame internacional que é o Luminol, usado para detectar vestígios de sangue em alguns objetos mesmo que o local tenha sido limpo de alguma forma”, disse.