Forte terremoto atinge México e balança edifícios

Um forte terremoto atingiu o México nesta sexta-feira, danificando mais de 100 casas no Estado de Guerrero, no sudoeste do país, e abrindo fissuras em alguns prédios, mas não houve relatos de vítimas fatais.


Registrado próximo do popular balneário turístico de Acapulco, o terremoto de magnitude 7,2 fez as pessoas saírem correndo de suas casas e hotéis, causando um breve pânico da costa do Pacífico a Estados no centro e leste do México.

Pelo menos 127 casas foram danificadas em Guerrero. Na capital estadual Chilpancingo, uma torre da catedral e edifícios sofreram fissuras, disse um porta-voz do serviço local de emergência.

Não havia, no entanto, registro de mortos ou danos piores.

Assustados, moradores da Cidade do México deixaram suas casas. A eletricidade foi cortada em partes da cidade e algumas pessoas disseram que quadros caíram das paredes, enquanto pequenas partes de alvenaria desmoronaram dentro de prédios.

“Eu tive que segurar uma árvore como um bêbado”, disse Pedro Hernández, de 68 anos, um porteiro que trabalha no centro da Cidade do México.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos afirmou que o epicentro do terremoto foi localizado 37 quilômetros ao norte de Tecpan de Galeana, em Guerrero, com profundidade relativamente rasa, de 24 quilômetros.

O tremor durou mais de um minuto e foi sentido em lugares mais distantes, como nos Estados de Puebla e Tlaxcala, no centro-leste do México.

O abalo sísmico também causou alguns deslizamentos de terra menores e danificou uma ponte na estrada entre Acapulco e o resort de Zihuatanejo, a noroeste, disseram os serviços de emergência em Guerrero.

A empresa estatal de petróleo Pemex afirmou que suas refinarias e outras instalações estavam operando normalmente após o tremor.

Uma funcionária do hotel Fairmont, em Acapulco, contou por telefone que a situação estava calma e que os hóspedes rapidamente voltaram para o prédio após o terremoto ocorrido na manhã desta sexta-feira.

“A estrutura está bem”, afirmou a mulher, que se identificou apenas como Ana.

Em 1985, um devastador terremoto de magnitude 8,1 matou milhares de pessoas na Cidade do México. Em março de 2012, um terremoto de magnitude 7,4 atingiu o país, mas não causou grandes estragos.

(Reportagem adicional de Michael O’Boyle, Gabriela López, Anahí Rama, Sandra Maler e Noe Torres)

Artigo anteriorEmissão de cinzas de vulcão peruano obriga evacuação de 85 famílias
Próximo artigoObama assina lei que impede iraniano de assumir como embaixador na ONU

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui