
Cumprindo três mandados de prisão e outros seis de busca e apreensão, na manhã de hoje, quarta-feira (03), Policiais Civis da Secional Norte, durante a operação “Pharmacus”, desarticularam uma quadrilha que desviava medicamentos do hospital Francisca Mendes, na Zona Norte de Manaus.
A ação resultou na prisão preventiva da empresária Adriana Lima da Silva, de 30 anos, do funcionário dela, Jarcelio Roberto Câmara da Silva, de 37, e do auxiliar administrativo do hospital, Ruben Gato Pantoja Junior, de 21, prisões que ocorreram nas Zonas Oeste e Norte da cidade.
Conforme a polícia, as investigações duraram cerca de quatros meses, após várias denúncias anônimas informando que o funcionário de hospital desvia medicamentos e vendia para uma distribuidora.
O delegado titular da 2ª Seccional Norte, Fernando Bezerra, explicou como funcionava o esquema do trio. Segundo ele, Ruben desviava os medicamentos e revendiam para Adriana, que é dona da distribuidora de medicamentos localizada no bairro Alvorada, Zona Oeste de Manaus. Ela, por sua vez, revendia o material para o próprio Estado.
“Todos os medicamentos pertenciam a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital. Alguns deles, além de serem desviados, tinham as datadas de validade adulteradas”, disse o Fernando Bezerra.
Ainda conforme com o delegado, de acordo com investigações, o grupo estava atuando há aproximadamente um ano, dando um prejuízo milionário para o Estado.
“Nós temos os dados referente a junho a novembro de 2015, equivalentes a um prejuízo de R$ 366 mil, mas como eles agiam há muito mais tempo, calculamos que nesse um ano o prejuízo chegue a R$ 1 milhão”, falou.
O delegado disse, ainda, que as investigações irão continuar, pois tem mais pessoas envolvidas na ação criminosa. “Precisamos identificar quem é o intermediador que negociava com o funcionário do hospital e a dona da distribuidora. As investigações apontam que tem mais pessoas envolvidas nessa organização criminosa”, concluiu o delegado.
Rubem será autuado por crime de peculato, associação criminosa e inserção de dados. Já Adriana e Jarcelio serão autuados por associação criminosa, receptação e adulteração de medicamentos. Após os procedimentos cabíveis, o trio será levado para uma das unidades prisionais da capital.
