
A Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) realiza, hoje (07) e amanhã (08), a partir das 09h00, o Workshop da Piscicultura: Cadeia Produtiva de Pirarucu na Amazônia, com o objetivo de identificar e discutir soluções de melhoramento para a criação do pirarucu em cativeiro, dentro dos princípios da economia e sustentabilidade.
O evento será aberto ao público e reunirá piscicultores, pesquisadores, acadêmicos e especialistas da Região Norte. Uma das propostas do workshop é transferir conhecimentos e promover debates relativos à reprodução, genética, sistema de produção, nutrição, sanidade e biossegurança, além de tecnologia, pós-colheita, agregação de valor e comercialização.
Entre os palestrantes convidados está o pesquisador em pesca e aquicultura da Embrapa de Tocantins, Dr Eduardo Souza Varela, a Dra Elizabeth Gusmão – pesquisadora em saúde do pirarucu em condições laboratoriais (INPA) e a pesquisadora em contribuição genética para a criação do pirarucu em cativeiro, Izeni Farias, da Ufam.