
Após meses de estudos e negociações, a Federação de Jiu-Jitsu de Abu Dhabi (UAEJJF), juntamente com a Federação Brasileira de Jiu-Jitsu (FBJJ), definiram o próximo palco do Brazil National Pro de Jiu-Jitsu. A cidade de Manaus, no Amazonas, foi o local escolhido para sediar o principal torneio do calendário nacional da modalidade, que será realizado nos dias 11 e 12 de fevereiro, na Arena Amadeu Teixeira (Flores). O evento recebe apoio do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).
Além das premiações em dinheiro, marca registrada dos torneios organizados pela UAEJJF, os vencedores do Brazil National Pro também serão contemplados com pacotes para a disputa do Abu Dhabi World Pro, nos Emirados Árabes, em abril de 2017. A competição é uma das mais importantes do mundo e reúne os principais nomes do jiu-jítsu da atualidade.

“Foram meses de negociações. Estávamos entre Rio de Janeiro e São Paulo, mas surgiu a possibilidade de levarmos o evento pela primeira vez a Manaus e não pensamos duas vezes. É uma cidade que respira jiu-jítsu, grandes faixas pretas como Ronaldo Jacaré e Saulo Ribeiro saíram de lá. É uma terra que sempre apoiou o esporte e os atletas da modalidade, por isso estamos muito felizes em levar essa edição do National Pro para Manaus”, declara o ex-campeão mundial de MMA Rodrigo Minotauro, um dos diretores da FBJJ.
Para o titular da Sejel, Fabricio Lima, Manaus vai surpreender ao ser sede do Brasil National Pro e o evento ainda vai contribuir com o turismo esportivo da Capital.
“É a primeira vez que vamos receber esta etapa tão importante e agradeço pela confiança e oportunidade. O Amazonas é um celeiro de bons lutadores e eles merecem esta oportunidade dentro de casa. Tenho certeza que todos os atletas de fora vão gostar muito da receptividade do nosso povo, da nossa cultura e dos nossos pontos turísticos. Até porque, encaro a competição não só como algo importante para o esporte, mas também como uma chance de colaborar com a nossa economia, uma vez que vamos movimentar hotéis, restaurantes, lojas, entre outros”, destacou.
Os atletas que almejam competir em Manaus têm a chance de diminuir seus custos e conquistar a vaga no tatame. Os torneios regionais organizados pela UAEJJ, em parceria com a FBJJ, como o Petrópolis International Pro (8 de outubro), Curitiba International Pro (19 de novembro) e Belém International Pro (26 de novembro) premiam os vencedores com passagens, hospedagens e inscrições para o Brazil National Pro.
As inscrições para o Brazil National Pro poderão ser a partir de novembro, no site da UAEJJF (www.uaejjf.org).
Evento
Em 2009, por iniciativa do governo de Abu Dhabi – UEA, foi realizado o primeiro campeonato mundial da arte marcial de jiu-jitsu, o World Professional Jiu-Jitsu Cup, e suas seletivas, o Abu Dhabi World Trials. O evento recebeu um investimento de sete milhões contando com a presença de 500 atletas de 40 países, que conquistaram suas vagas em seletivas realizadas em 06 países.
O WPJJC reúne as seguintes categorias:
Masculino
Todas as categorias de Marrom e Preta;
Absolutos Leve e Pesado das Faixas Roxa;
Absolutos Leve e Pesado das Faixas Azul;
Absoluto Faixa Branca.
Feminino
Todas as Categorias Feminino, Roxa / Marrom / Preta
Absoluto Branca / Azul)