A ascensão das mulheres em cargos de liderança

Lívia Fernandes é diretora de operações do McDonald’s Brasil, Foto: Divulgação

A importância da mulher no mercado de trabalho é um tema que tem conquistado espaço nos últimos anos. No entanto, o assunto continua extremamente atual com a proximidade da data que mais ilustra a força feminina no mundo – o Dia Internacional da Mulher, celebrado hoje, dia 8 de março.


“O dia da mulher vai muito além da data, é uma jornada para conquistar seus objetivos pessoais e coletivos e o merecido espaço de relevância no mercado de trabalho. Temos a honra de ser um exemplo em ações que reconheçam a força e a presença da mulher”, afirma Marcelo Nóbrega, Diretor de Recursos Humanos do McDonald’s.

Na empresa, essa jornada feminina para alcançar posições de destaque se mostra cada vez mais efetiva e cerca 60% dos cargos de liderança nos restaurantes são ocupados por elas. Dentro da rede McDonald’s o plano de carreira é apresentado desde o início – que, para muitos, significa o primeiro emprego. Prova disso é o número elevado de Gerentes que começaram na função de Atendentes de Restaurante e foram se desenvolvendo ao longo do tempo, crescendo diversas posições, o que significa que todos têm a mesma importância e chances de crescimento.

Exemplo dessa realidade, Lívia Fernandes, Diretora de Operações do McDonald’s Brasil, é responsável por 450 restaurantes e 15.000 colaboradores. Lívia começou na companhia com apenas 15 anos, como Atendente. Atualmente, há 27 anos na empresa, ela acumula passagem por diversas funções, uma graduação em Marketing e muita história para contar – principalmente dos tempos em que trabalhava todos os dias no restaurante. Desde o segundo semestre de 2018 ocupa o cargo de Diretora, posição que conquistou por meio de muita dedicação e estudo.

Lívia Fernandes é diretora de operações do McDonald’s Brasil, Foto: Divulgação

Confira abaixo os principais conselhos de Lívia para o sucesso na carreira:

Hoje nós temos algumas mulheres que são referência no mundo dos negócios. O que você pensa sobre isso? Você já passou por um grande desafio por ser mulher?

Eu fui promovida à Gerente de Operações sete meses depois que minha segunda filha nasceu e um mês depois que voltei de licença. Era a oportunidade que eu mais queria na vida e precisei me organizar para dar conta destes dois momentos tão importantes ao mesmo tempo. E eu consegui. Ser mulher é poder tudo: trabalhar, ser mãe, viajar, liderar uma equipe. Somos extremamente competentes, fazemos bem feito e conseguimos resultados duradouros quando nos dedicamos. Hoje, das 15 mil pessoas que estão abaixo do meu “guarda-chuva”, na gerência das unidades, 60% são mulheres. E são mulheres guerreiras, que estão à frente de negócios grandiosos. O restaurante da rede que mais vende no Brasil, por exemplo, é comandado por uma mulher.

O que te inspirou a se tornar quem você é hoje na empresa?

As pessoas sempre me inspiraram. Aqui nós lidamos com pessoas de diferentes perfis e realidades: que moraram na rua, que não têm uma geladeira em casa, que fazem sua principal refeição no McDonald’s. É tão bom poder ajudar a desenvolve-las, vê-las crescendo, mudando de vida. E tudo o que me inspira aqui eu levo para a casa, como a disciplina e esse espírito de equipe que faz qualquer resultado acontecer.

Alguma dica para outras mulheres que estão começando ou mesmo no meio do caminho?

Nunca desista de seus sonhos e sempre seja você mesma, em total transparência com a sua essência. Não existe idade para começar, por isso sempre aprenda coisas novas e se voluntarie nos projetos mais difíceis, porque o processo de desenvolvimento é uma espiral que não tem fim. A competência é algo valioso e pessoal, então é muito importante sempre se dedicar ao máximo para entregar o melhor que pode. E nunca esqueça de conciliar a vida profissional com a vida pessoal, porque se cuidar, fazer academia, meditar, ler e estar com a família nos faz mais felizes e bem-humorados.

Como equilibrar as rotinas em casa e no trabalho?

Tenho usado muito a tecnologia ao meu favor. O objetivo é estar sempre perto: do time, dos clientes e da família. Sou mãe, sou esposa e sou mulher. Faço questão de participar do dia a dia dos meus filhos, Luan, de 16 anos, e da Mel, de 10 anos, e nem por isso deixo nada a desejar no meu trabalho. Mas isso requer um planejamento rígido de horários, agendas pré-estabelecidas e, inclusive, o dom de saber falar “não” quando necessário.

Qualificação – Investir na qualificação profissional foi o caminho encontrado por Patrícia Moraes, de 34 anos, para alcançar novas oportunidades no mercado de trabalho. Há 11 anos, Patrícia ganhou sua primeira oportunidade de trabalho no McDonald’s Manaus como Atendente, e logo percebeu que para crescer dentro da empresa era preciso estudar e estar preparada para as oportunidades. Ela está finalizando o curso de Direito este ano e já iniciou outra graduação em Administração.

O projeto de Patrícia é que no prazo de 8 anos ela consiga ter o diploma de três cursos superiores. Além de Direito e Administração, a gerente planeja também cursar Contabilidade. Todo o esforço, segundo Patrícia, é para que no futuro possa chegar a cargos mais altos no McDonald’s. “A empresa oferece oportunidade de crescimento através do plano de carreira e eu sei que para conseguir subir é preciso se qualificar”, disse.

O sonho dela é trabalhar na área de RH ou quem sabe ser uma consultora do McDonald’s. “O fato de eu ter começado a trabalhar como atendente e ter passado por vários cargos antes de chegar à gerência me deu uma experiência e visão do negócio que é bastante válida e com certeza irá me ajudar futuramente”, acrescentou.

Além dos estudos e o trabalho, Patrícia ainda divide o tempo com a maternidade. É mãe de uma menina de 9 anos e não abre mão dos momentos de diversão em família. “Não é uma rotina fácil. Chego do trabalho ou da faculdade e muitas vezes ainda vou verificar a agenda da escola, ensinar a tarefa, mas tudo isso é para que no futuro possa oferecer melhores condições de vida para ela”, ressaltou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui