A base aliada na CMM espera o “ungido” do prefeito para aclamá-lo presidente

Vereadores à espera do sinal do prefeito de Manaus.
Vereadores à espera do sinal do prefeito de Manaus.
Vereadores à espera do sinal do prefeito de Manaus.

A possível candidatura surpresa da vereadora Socorro Sampaio (PP), à presidência da Câmara Municipal de Manaus (CMM) anunciada na segunda feira (08), parece não ser a única na casa legislativa municipal. Hoje (11) o que mais se ouvia era que uma “terceira via” estaria sendo preparada para barrar os rumores de defecções e atos de rebeldia da base aliada do prefeito Arthur Neto (PSDB).
O novo nome seria, então, o do vereador Walfran Torres (PTC), mas esse mais recente e inesperado namoro do prefeito, não agradou nenhum dos vereadores entrevistados hoje na CMM, principalmente os do PSDB. Para eles, o nome será tirado da cartola exatamente no dia 16 de dezembro, um dia antes da votação da segunda Mesa para o biênio 2015/2016.
No próxima terça feira (16), Arthur estaria chamando a base e aliados para uma tomada de posições e apresentação do cabeça de chapa. Para o vereador Wilker Barreto (PHS), que ainda espera um aceno favorável a ele, garante que o prefeito tem bons nomes na Casa, Ele, Plínio Valério e Mario Frota (PSDB), Sildomar Abtibol (Pros) e que espera seja indicado um nome de consenso do grupo, na próxima semana.
De acordo com Wilker, não haverá surpresa em relação ao próximo indicado do prefeito. Sobre se tomaria a decisão anunciada, a de que sairia da base caso não fosse indicado à presidência e nem levar uma secretaria de compensação, despistou dizendo, que “tudo é política e em política tudo se conversa”, inclusive, uma saída de emergência para salvar a pele.
Sobre a presidência, disse que está querendo fazer um teste consigo mesmo. Quer ir para outras áreas, uma vez que já passou na prova da liderança de governo. Restando portanto, fazer o teste no cargo de presidente da CMM e, se ainda não chegou a vez dele ser o presidente, que seja direcionado para outras áreas, em uma pasta da administração municipal, por exemplo.
Se auto intitulando “apenas um eleitor” o vereador Luis Mitoso (PSD) disse que espera só a escolha do ”ungido pelo prefeito” para apoiá-lo, não importando quem seja. A posição do vereador Mitoso, parece, tem sido uma regra dentro da base aliada de Arthur Neto. Embora existam quatro vereadores, que tenham colocado os seus nomes à apreciação dos colegas, todos do partido e da base, indistintamente, esperam o nome do “ungido e iluminado do prefeito” para depositar seu voto e jurar fidelidade absoluta.
Mas, nas entrelinhas, o vereador Mitoso espera mesmo, é que o tal “ungido” seja ele. Mitoso diz que a Casa tem 41 nomes capacitados. Uns mais, outros menos, mas todos capazes. Ele é um deles e, numa posição melhor, por não ter o índice de rejeição dos outros. O vereador tem defendido a teoria da capacidade administrativa de todos, mas não aposta uma ficha na oposição.


Artigo anteriorJosué Neto recebe embaixador da Alemanha e reafirma fortalecimento de cooperação
Próximo artigoHomem investigado por estupros a meninas adolescentes é preso, em Parintins

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui