A cheia de 2019/2020 já começou no Rio Solimões

Foto: Reprodução

Em Tabatinga (a 1.105 quilômetros de Manaus), o rio Solimões está em processo de enchente, com níveis dentro da normalidade. Até esta terça-feira (29), o nível do rio era de 5,62, conforme dados da Superintendência Regional do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

“O valor mínimo registrado nesta data, em toda série histórica, foi de 0,77m e o máximo de 7,55m”, informou a pesquisadora em Geociências da Superintendência do CPRM em Manaus, Luna Gripp.

Ainda de acordo com a pesquisadora, uma equipe do órgão esteve na estação para realizar a manutenção das réguas e também para a verificação da leitura de cotas. “Esta é uma operação comum em todas as nossas estações. A de Tabatinga, por exemplo, faz parte da Rede Hidrometeorológica Nacional de Referência”, explicou. “Esta estação é visitada seis vezes ao ano por ser uma importante fonte de informações sobre a água que chega ao país, além de integrar o Sistema de Alerta Hidrológico do Amazonas”, acrescentou.

O CPRM já realizou o mapeamento dos principais pontos críticos de enchente dos municípios amazonenses. O trabalho recolhe informações para definir as cotas de enchente e definir estratégias para não prejudicar a população.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui