A cheia de 2019/2020 já começou no Rio Solimões

Foto: Reprodução

Em Tabatinga (a 1.105 quilômetros de Manaus), o rio Solimões está em processo de enchente, com níveis dentro da normalidade. Até esta terça-feira (29), o nível do rio era de 5,62, conforme dados da Superintendência Regional do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).


“O valor mínimo registrado nesta data, em toda série histórica, foi de 0,77m e o máximo de 7,55m”, informou a pesquisadora em Geociências da Superintendência do CPRM em Manaus, Luna Gripp.

Ainda de acordo com a pesquisadora, uma equipe do órgão esteve na estação para realizar a manutenção das réguas e também para a verificação da leitura de cotas. “Esta é uma operação comum em todas as nossas estações. A de Tabatinga, por exemplo, faz parte da Rede Hidrometeorológica Nacional de Referência”, explicou. “Esta estação é visitada seis vezes ao ano por ser uma importante fonte de informações sobre a água que chega ao país, além de integrar o Sistema de Alerta Hidrológico do Amazonas”, acrescentou.

O CPRM já realizou o mapeamento dos principais pontos críticos de enchente dos municípios amazonenses. O trabalho recolhe informações para definir as cotas de enchente e definir estratégias para não prejudicar a população.

Artigo anteriorCNJ arquiva processo de Juiz que foi ao motel em horário de expediente
Próximo artigoPolícia Militar resgata jabutis no Coroado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui