
As perspectivas do turismo como vetor de desenvolvimento econômico para a cidade de Manaus e a crise nos setores hoteleiro e aéreo, são temas que serão discutidos na Audiência Pública, a ser realizada hoje, quarta-feira (18), às 14h00, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), por iniciativa da vereadora Professora Jacqueline (PHS).
Segundo a vereadora, o setor do turismo necessita, urgentemente, de atenção e ação por parte do Poder Público. Jacqueline frizou que os empresários de turismo estão agonizando e precisam de políticas de incentivo fiscal, divulgação correta, captação de eventos, infraestrutura urbana de qualidade, elaboração de planos de turismo e marketing, para o Estado e para a cidade de Manaus.
“Precisamos criar uma identidade do turismo, partir do turismo ecológico para o turismo de aventura, econômico, de negócios, eventos, histórico e cultural”, declarou. Ela citou também os voos que a cidade perdeu, os hotéis que estão sob ameaça de fechamento por conta da crise.
“Sabemos que a Prefeitura de Manaus também conversou com as companhias aéreas para a retomada de alguns voos que tinham sido suspensos por conta da crise. Alguns já retornaram. Isso é muito importante. Nosso Estado é isolado e a população não pode pagar por passagens aéreas com valores absurdos. As companhias aéreas também precisam se atentar para isso. Estamos vivendo um momento de crise e, se não tiver atrativos e apoio, não vamos avançar”, declarou.
A vereadora, também, lembrou que é autora dos projetos que institui o Dia Municipal do Turismólogo, a ser comemorado anualmente no dia 27 de setembro; o projeto que insere os temas de noções de hospitalidade e turismo como temas transversais de educação nas escolas da rede pública municipal de ensino e o de turismo pedagógico que vai proporcionar aos alunos da rede municipal visitar pontos turísticos da cidade.