A inovação como estratégia de gestão – por Felipe Calixto

Felipe Calixto - Diretor Presidente na Sankhya Gestão de Negócios/Foto: Divulgação

Você já parou para se perguntar como está a estratégia do seu negócio? Pois é, essa pergunta é fundamental para o sucesso da sua empresa e deve ser colocada em questão em diversos momentos. A resposta precisa levar em consideração vários aspectos, e, o primeiro deles, e talvez um dos mais importantes, é se sua empresa oferece algo diferente, ou seja, se ela é inovadora.


Lembrem-se, o bom estrategista é aquele que cria algo único e exclusivo para se diferenciar no mercado. Para isso, é preciso estabelecer um DNA diferente e investir nisso. E mais, não basta ser diferente em uma só feature, tem que construir uma cadeia de valor com atividades difíceis de serem copiadas que sejam realmente inéditas, criativas e repensadas constantemente.

Não queira ser bom em todas as dimensões. Apenas se concentre em se destacar naquilo em que você já faz bem. Por exemplo, o famoso sabonete hidratante que vem despontando as vendas há anos. Alguém já questionou se ele é bom de limpeza? Não, porque ele é imbatível na hidratação e isso já é suficiente para que ele seja um dos líderes disparados em seu setor.

Se você quer se sobressair também precisa resistir a certos padrões de comportamento profundamente enraizados na maneira de conduzir os negócios, tais como estabelecer metas praticamente impossíveis de serem atingidas. Seja realista e estabeleça metas factíveis de serem cumpridas. Crie metodologias que irão ajudar a colocar as estratégias em prática.

Felipe Calixto – Diretor Presidente na Sankhya Gestão de Negócios/Foto: Divulgação

Outro ponto é a hipervigilância competitiva. Estudar a concorrência, sempre, mas não se prenda somente a isso, seguindo os mesmos caminhos. Tente inovar de fato e traçar sua própria trajetória. Deixe para trás sua zona de conforto, abra mão do que não é importante e mantenha uma firmeza de propósito. Só assim você conseguirá se manter no mercado por muito tempo.

Fique atento à obsolescência do seu negócio, pois ele pode ser substituído a qualquer momento por um aplicativo, ou ainda por algum visionário que não tem nada a ver com seu segmento de atuação. Afinal, não foi o dono de uma grande locadora que inventou o que é hoje a líder mundial em serviço de assinatura de filmes e séries de TV para celulares. A disruptura chega e deixa para trás quem não estiver atento à velocidade dessas mudanças.

A saída para isso tudo é inovar! Coloque a cultura da inovação em prática. Pense em uma maneira de atender a uma necessidade e não nas soluções já existentes, pois assim você limita o espaço para a criatividade. Como diria o grande cientista Grahan Bell: “Nunca ande pelo caminho traçado, pois ele conduz somente até os outros já foram”.

Mas, fique atento, pois, para inovar, é preciso disseminar a estratégia entre todos os colaboradores, independente do nível hierárquico que eles ocupam na empresa. Isso irá permitir que as diretrizes cheguem até a meta individual de cada um deles, deixando claro o papel da sua contribuição para o resultado global da corporação.

Pense em “como será a gestão no futuro” e o antecipe. Repense seu negócio. Questione o status quo e invista em tecnologias disruptivas e que demonstrem estar à frente do que todos já fazem e que permitam que sua empresa esteja sempre a um passo adiante, antecipando o futuro.

Artigo anteriorADS promove curso gratuito de tratamento de peixe
Próximo artigoDuas pessoas ficam feridas após colisão entre carros na Manoel Urbano

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui