Amazonas Destaques Formal & Informal

A prioridade do PT nacional é uma aliança com o PSB de David Almeida

A senadora Gleisi Hoffmann informou que, as alianças estaduais vão ser estabelecidas em razão da aliança nacional - foto: divulgação
Redação
Escrito por Redação

A Executiva Nacional do PT aprovou uma resolução nesse sábado (9) em que indicam o PSB e PCdoB como as duas legendas prioritárias para a candidatura nacional, tendo inclusive que subordinar candidaturas próprias do PT à aliança majoritária.

O texto afirma que a prioridade é “construir uma coligação nacional para apoiar a candidatura de Lula com PSB, PCdoB e outros partidos” e que essas siglas devem indicar o vice na chapa.

Além disso os palanques estaduais deverão seguir a mesma tática eleitoral nacional, com os partidos definidos prioritariamente “toda e qualquer definição de candidaturas e política de aliança nos estados terá que ser submetida antecipadamente à Comissão Executiva Nacional”.

A senadora Gleisi Hoffmann informou que, as alianças estaduais vão ser estabelecidas em razão da aliança nacional – foto: divulgação

No Amazonas o PT ainda não decidiu qual será sua tática eleitoral. Há tendências internas que defendem um alinhamento com David Almeida (PSB), que está liderando o bloco de oposição. Outros defendem alianças com o atual governador Amazonino Mendes (PDT) no seu plano à reeleição. E há os que defendem candidatura própria do PT. Essa decisão seria definida no Encontro Estadual a ser realizado nesse domingo mas foi adiado pelo Direção Nacional.

Por considerar as tratativas com os partidos de centro-esquerda e a tática nacional definida pela Direção Nacional do Partido dos Trabalhadores, de que a centralidade da nossa disputa é a candidatura nacional de Lula à Presidência da República, a Comissão Executiva Nacional resolveu divulgar uma nova agenda pré-eleitoral. Todos os encontros estaduais do PT serão adiados para a data de 27 a 29 de julho.

Mas porque essa decisão da direção nacional favorece o David Almeida, por que o que está no centro da disputa é quem conseguirá articular alianças primeiro com esses dois partidos, PSB e PCdoB para apoiar Lula ou Ciro Gomes pelo PDT Acontece que no Amazonas o PSB e PCdoB estão juntos na candidatura do David Almeida, portanto, no arco de aliança prioritário definido pela direção do PT. Enquanto Amazonino está no PDT de Ciro Gomes, que o PT não considera com aliado prioritário nesse primeiro momento.

Para a presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann. “Se tivermos uma aliança nacional com o PSB as alianças estaduais vão ser estabelecidas em razão da aliança nacional”, sentenciou a presidente.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário