AADES e TRE-AM firmam parceria para realização do recadastramento biométrico

Des. Mauro Bessa(TRE) e Ana Paula Aguiar(AADES)/Foto: Divulgação

Des. Mauro Bessa(TRE) e Ana Paula Aguiar(AADES)/Foto: Divulgação
Des. Mauro Bessa(TRE) e Ana Paula Aguiar(D)(AADES)/Foto: Divulgação

Termo de cooperação técnica para o recadastramento biométrico, foi firmado entre a Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico e Social (AADES) e o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), com o objetivo de otimizar o processo de recadastramento biométrico de eleitores do município de Manaus, que é realizado pelo TRE-AM. O presidente do TRE-AM, em exercício, desembargador Mauro Bessa, destacou a importância da contribuição da parceria com a Aades. “O apoio firmado é importante para contribuição nesse processo de organização e agilização do processo biométrico. Antes do encerramento do prazo eleitoral, já estaremos aptos para trabalhar com a biometria na capital”.

A presidente da Aades, Ana Paula Aguiar, ressaltou a importância da parceria e disse que a Aades terá um papel fundamental no recadastramento biométrico, prestando um serviço relevante para o Amazonas. A presidente destacou que o Brasil é referência no sistema eleitoral e que a biometria é a forma mais segura para o eleitor votar.

Capacitação – Pelo acordo, o TRE-AM vai treinar os colaboradores da Aades e disponibilizar equipamentos para realização do recadastramento. A Aades designará 50 colaboradores entre servidores e estagiários da Agência para atuar em turnos distintos de cinco horas. O período de vigência é de seis meses, a contar da data de publicação e o posto de atendimento será na sede da Aades (rua Major Gabriel, nº 1.721, Centro, zona sul).

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, o sistema biométrico foi utilizado pela primeira vez nas eleições municipais de 2008 em três cidades brasileiras: Colorado do Oeste (RO), Fátima do Sul (MS) e São João Batista (SC). É esperado que em 2018, todos os eleitores estejam identificados pelas digitais.

Estiverem presentes na assinatura do termo, a presidente da Aades, Ana Paula Aguiar; o presidente em exercício no TRE-AM, desembargador Mauro Bessa; a diretora geral do TRE-AM, Cynthia Edwards; a diretora técnica, Márcia Augusta; a diretora administrativa do financeiro, Tatianne Assayag; a consultora técnica Camila Rosas; e a chefe de Comunicação Social, Karen Matos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui