AAM e IBGE firmam parceria para realização do Censo 2020

Preparação para a realização do Censo Demográfico de 2020 - Foto: Divulgação

A Associação Amazonense dos Municípios (AAM) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já estão realizando as primeiras articulações para a realização do próximo Censo Demográfico, que será realizado em todo o País no ano que vem. Até o dia 30 de setembro, as duas instituições farão uma série de reuniões para a apresentação da base territorial e mapas municipais para a elaboração das estratégias de coleta das informações. As reuniões acontecem na própria sede da AAM, em Manaus.

Segundo o presidente da AAM e prefeito de Maués, Júnior Leite, a instituição vai dar todo o apoio logístico e acompanhar parte da pesquisa, para aumentar ainda mais a precisão dos dados coletados, o que vai contribuir diretamente para a qualidade das ações realizadas nos municípios.

“As reuniões já estão em ritmo acelerado para essas articulações. Nosso papel será de fortalecer o diálogo entre os municípios e entidades que possam passar essas informações ao IBGE. Temos certeza que com a nossa interferência, os prefeitos estarão ainda mais abertos à contribuição para a pesquisa”, assegurou Júnior Leite.

De acordo com informações apresentadas pelo IBGE, essas articulações prévias estão sendo realizadas em todo o país, uma vez que os resultados são fundamentais para o desenvolvimento de políticas públicas em benefício à população como um todo.

Último IBGE

De acordo com último Censo, realizado em 2010, a população do Amazonas é de 3.483.985 pessoas e a última estimativa de população, feita em 2018, é de 4.080.611 pessoas em todo o Estado. O rendimento nominal mensal domiciliar per capita em 2018 era de R$ 791,00

Ainda segundo o IBGE, no ano passado 705.007 alunos estavam matriculados no ensino fundamental e 205.698 no ensino médio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui