Ação de conscientização é realizada em Manaus, após mortes de periquitos

Pássaros são encontrados mortos nas proximidades da avenida — Foto: Diego Toledano/G1 AM

Órgãos públicos de trânsito e proteção animal realizaram uma ação, ontem segunda-feira (10), para prevenir a colisão de veículos com periquitos na Avenida Efigênio Salles, na Zona Centro-Sul de Manaus. Em novembro deste ano, diversas aves foram encontradas mortas nas proximidades da via, o que deve ter sido causado pelo choque de veículos pesados contra as árvores onde os animais ficam abrigados.


Estima-se que no curto trecho da avenida podem pousar cerca de 12 mil aves por dia. Com a chegada do inverno amazônico, intensificam-se as revoadas das aves ao londo da avenida, que saem das várzeas alagadas em busca de outros dormitórios.

Pássaros são encontrados mortos nas proximidades da avenida — Foto: Diego Toledano/G1 AM

Segundo o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran), diversos órgãos públicos vêm recebendo denúncias sobre colisões de veículos com as aves que se abrigam no centeiro central da avenida, causando a morte dos animais.

Ainda segundo o Detran, as principais causas das colisões são o excesso de velocidade dos carros e o trânsito de veículos pesados na faixa da esquerda, próximo ao canteiro central, onde fica parte dos animais.

O Detran, junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) realizaram a ação. Os órgãos canalizaram o trânsito no trecho com o objetivo de autuar veículos pesados que trafegassem na faixa da esquerda.

Recomendações

O Ibama recomendou melhorias na sinalização da via, alertando os motoristas quanto ao limite de velocidade, a proibição de circulação de veículos pesados na faixa da esquerda e o risco de colisões.

O órgão recomendou, ainda, a instalação de câmeras para o monitoramento e o plantio de árvores fora do canteiro central para diminuir a concentração das aves nas áreas que oferecem maior risco.

As medidas serão estudadas pelos setores responsáveis e adotadas para conciliar o tráfego de carros e a proteção das aves.

Fonte: G1

Artigo anteriorPF faz buscas em imóveis de Aécio e Paulinho da Força
Próximo artigoPrisão de Aécio e Andrea Neves foi rejeitada pelo PGR e STF

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui