
Um acidente com um ônibus provocou mortes na cidade de Imigrante, no Vale do Taquari, no final da manhã desta sexta-feira (4). O veículo levava estudantes do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) a um cactário do município.
Há divergência no número de mortos. Preliminarmente, a informação era de que 10 pessoas morreram no acidente. Já o coronel Samaroni Zappe, comandante da Brigada Militar no Vale do Taquari, afirmou, em entrevista à Rádio Gaúcha, de que haviam sete óbitos confirmados por volta das 13h — um homem e seis mulheres.
Segundo informações preliminares da Brigada Militar, o ônibus ficou sem freio e caiu em um declive entre o km 3 e o 4 da RS-453. O acidente foi por volta das 11h15min.
O coronel Samaroni Zappe afirmou que, após sair da rodovia, o ônibus percorreu pelo menos cem metros antes de parar. O veículo teria tombado mais de uma vez.
O trabalho agora, segundo o comandante, é preciso desvirar o ônibus para saber se há mais óbitos.
A rodovia está bloqueada nos dois sentidos.
Estavam dentro do veículo 32 pessoas, segundo a BM, incluindo o motorista, dois professores e estudantes do curso de Paisagismo, com idades entre 18 e 60 anos. A UFSM informou a presença de 35 pessoas na excursão.
— A gente ainda não tem a realidade da tragédia, é um momento bastante difícil, impactante e doloroso (…) Nós temos aí vítimas de todas as formas, com fraturas, com machucados, e aí as vítimas que não suportaram. A gente não sabe ainda o número de pessoas (mortas) — disse à Rádio Gaúcha o prefeito de Imigrante, Germano Stevens (MDB).
Feridos
Ao menos 18 feridos deram entrada no hospital de Teutônia, sendo cinco em estado grave. Dois deles serão transferidos para neurocirurgia no hospital de referência, o Bruno Born, de Lajeado.
Por enquanto, há um paciente confirmado no Bruno Born. Não há informações sobre o estado de saúde dele.
Já no hospital de Estrela, são cinco pacientes em atendimento. Entre os feridos está o motorista, de 42 anos. Não há mais detalhes sobre o estado de saúde deles.
— Já temos lá em Santa Maria uma equipe da Brigada Militar que está se dirigindo para a reitoria, para passar informações em conjunto com a universidade — diz o subcomandante da Brigada Militar, coronel Douglas Soares.
Nota da UFSM
A UFSM recebeu informações sobre o acidente ocorrido na cidade de Imigrante envolvendo um ônibus com 35 pessoas, estudantes e docentes da UFSM do curso de Paisagismo do Colégio Politécnico, que estavam em visita técnica ao cactário Horst na cidade.
A UFSM deslocou equipe para o local para acompanhar o resgate.
Assim que mais informações forem confirmadas, atualizaremos esta nota.
Fonte: GZH