Adaf amplia oferta de serviços aos produtores por meio do protocolo virtual

Foto: Annyelle Bezerra/ Adaf

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) está ampliando, a partir desta quarta-feira (8/06), o leque de funcionalidades ofertadas pela autarquia aos produtores/criadores, por meio do Protocolo Virtual do Governo do Amazonas. Com a otimização, 35 novos serviços passam a ser disponibilizados pela Adaf também de forma virtual.


Entre os novos serviços disponíveis estão: os relacionados a abertura, renovação e cancelamento de registro no Serviço de Inspeção Estadual (SIE-AM); solicitação de autorização para evento agropecuário e cavalgada, assim como cadastro de médico veterinário responsável e promotor; cadastro e renovação de atividade avícola; cadastro, registro, renovação, alteração de cadastro, inscrição e credenciamentos relacionados a atividade ligadas às pragas vegetais; e os relacionados à certificação fitossanitária.

Os usuários poderão realizar também de forma virtual procedimentos como: cadastro, renovação, alteração e cancelamento de produto agrotóxico; registro, alteração e renovação de estabelecimento comerciante de defensivos; alteração, registro e renovação para aplicação de agrotóxicos; renovação e alteração de posto ou central de recebimento de embalagens de agrotóxico, além de pagamentos de fornecedor e prestadores de serviço.

O diretor-presidente da Adaf, Alexandre Araújo, destaca que a expansão da oferta de serviços on-line dá continuidade às ações de modernização dos processos administrativos iniciada ainda durante a pandemia de covid-19, por determinação do governador, Wilson Lima.

“Há quase um ano estamos modernizando nossos processos com a redução do uso de papel, privilegiando os benefícios da digitalização dos documentos para a sustentabilidade e otimizando os trâmites da administração pública. Medidas apoiadas e incentivadas pelo governador, Wison Lima, e que agora são fortalecidas com a ampliação do leque de serviços disponíveis no Protocolo Virtual”, destacou o gestor.

Acesso

Os usuários podem acessar o Protocolo Virtual do Governo do Amazonas através de certificação digital ou por meio do login e senha do Programa Nota Fiscal Amazonense, da Secretaria do Estado da Fazenda do Estado do Amazonas (Sefaz). Para ajudar o cidadão a entrar na plataforma, um Manual do Usuário foi elaborado com o passo a passo para o acesso.

Assim que ingressa no Protocolo, o usuário interessado em formalizar um processo deve escolher o órgão estadual que deseja contatar, selecionar o assunto, escolher as informações dos documentos necessários para o assunto escolhido e incluir os documentos (apenas documentos em PDF são aceitos). Cada órgão estadual disponibiliza dentro da ferramenta uma lista de assuntos e os disponibiliza para a sociedade.

Concluído o envio dos documentos e formalizado o processo, um número de protocolo é gerado para que o solicitante acompanhe o andamento por meio do menu Consultar Processo.

Artigo anteriorEx-mulher de Sabino será vice de Henrique Oliveira na disputa pelo governo do AM
Próximo artigoMedicina tradicional ganha destaque com lei de autoria de Roberto Cidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui