Para garantir a sanidade e o fortalecimento da cadeia produtiva apícola e meliponícola do Amazonas, a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) está intensificando o cadastramento de apicultores e meliponicultores no Estado.
Estão na lista os municípios de Alvarães, Careiro Castanho, Coari, Codajás, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Maués, Presidente Figueiredo, Tabatinga, Tefé e Urucará.
A Adaf conta hoje com 32 apicultores cadastrados. O cadastro junto à agência auxilia no monitoramento da sanidade do apiário/meliponário, assegurando a sanidade das abelhas e a qualidade sanitária do produto, e deve ser realizado em uma das Unidades de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs) da Adaf no interior.
As ações seguem as diretrizes do Programa Nacional de Sanidade Apícola (PNSAp), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Em Iranduba, 15 criadores de abelhas sem ferrão e com ferrão foram cadastrados pela equipe local, totalizando 550 caixas de abelhas melíponas.
Atualmente, três produtores de mel amazonenses estão certificados pelo SIE: Pronatus (SIE 63), Flor do Amazonas (SIE 168) e Coopmel (SIE 127). Ao todo, sete empreendimentos estão em processo de legalização.