
Sete pacotes de sementes desconhecidas vindas de países asiáticos foram entregues ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), nesta quinta-feira (8). A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) registrou remessa de primeiras sementes desconhecidas no Estado.
Os registros das sementes desconhecidas foram repassados por moradores às equipes de fiscalização agropecuária da Adaf de Humaitá e Autazes. Cinco pacotes foram registrados em Humaitá e dois em Autazes.
Há 15 dias, a Adaf fez um alerta fitossanitário, informando à população sobre como proceder se houver recebimento dessas sementes misteriosas.
Em um dos casos das sementes notificadas à Adaf, a pessoa informou que havia realizado uma compra pela internet e de brinde um pacote com sementes misteriosas estava contido na embalagem. A autarquia estadual alerta que a entrada de vegetais sem autorização traz riscos fitossanitários e que os pacotes não devem ser abertos e nem jogados no lixo.
A abertura dos pacotes e/ou semeio das sementes pode implicar na disseminação de doenças, pragas, ervas daninhas que poderão causar prejuízos econômicos irreparáveis ao agronegócio familiar e empresarial.