Adaf intensifica controle de raiva em bovino no Careiro Castanho

Foto: Divulgação

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) intensificou as ações relacionadas ao Programa Nacional de Controle e Erradicação de Raiva em Herbívoros (PNCRH), no município do Careiro Castanho (a 88 quilômetros de Manaus em linha reta). A equipe técnica da Adaf, confirmou um foco de raiva em um bovino no dia 5 de novembro.


Foto: Divulgação

Após a análise do mapeamento da região do referido foco, foram constatadas 120 propriedades rurais no perifoco, no raio de 12 km, as quais serão fiscalizadas.

Na próxima segunda-feira (11/11), a Adaf iniciará a atividade de imunização dos bovinos para controle do foco. Uma equipe de médicos veterinários e técnicos, com o objetivo de controlar, prevenir e combater com medidas de vigilância a disseminação da doença.

De acordo com a Adaf, a doença causa impacto econômico, afetando a saúde pública.  Uma vez que pode afetar tanto o homem quanto animais mamíferos domésticos e silvestres. Quando se há evolução da doença, invariavelmente, é fatal nos animais acometidos.

O maior transmissor do patógeno é o morcego hematófago, que se alimenta de sangue.

Artigo anteriorWilker vai destinar R$ 100 mil para prevenção do câncer de colo uterino
Próximo artigoGoverno do AM investe na revitalização de ramais no interior

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui