
Mais de 50 adolescentes e jovens, entre 11 e 24 anos, do bairro Colônia Antônio Aleixo, na Zona Leste de Manaus, participam, nesta quarta-feira (8), do 2º encontro de adolescentes e jovens para construir um plano de ação voltado à juventude da comunidade. O encontro será realizado no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Colônia Antônio Aleixo, das 14h às 17h.
As ações com os comunitários fazem parte do projeto #AgendaCidadeUNICEF, uma iniciativa do UNICEF, em parceria com o governo do Amazonas e Prefeitura de Manaus. O foco garantir direitos e oportunidades para crianças e adolescentes por meio de estratégias integradas que ajudam a reduzir e prevenir violências no seu dia a dia.
De acordo com Rayanne França, oficial para o Desenvolvimento e Participação Cidadã de Adolescentes do UNICEF Brasil, o objetivo é mostrar que eles são sujeitos da política pública. “O que queremos criar dentro da #AgendaCidadeUNICEF é o fortalecimento das redes de adolescentes e jovens ou até mesmo a criação delas, pois entendemos que os adolescentes mobilizados e engajados têm mais força para impulsionar uma política pública, e isso começa a partir dos grêmios estudantis, da articulação de base comunitária, dos coletivos de moradores, entre outros”, destacou Rayanne.
Serão realizados quatro encontros, os quais estão divididos nas seguintes etapas: 1) Conhecendo e identificando o público-alvo das ações; 2) Mapeamento das capacidades e necessidades dos adolescentes e jovens do território; 3) Construção da Matriz de Sustentabilidade para adolescentes e jovens; 4) Construção do plano de ação de adolescentes e jovens do território. A #AgendaCidadeUNICEF integra metodologias de diferentes áreas (Educação, Saúde, Proteção, Inclusão Socioprodutiva) e promove a mobilização social e o monitoramento de indicadores relacionados à área da infância e da adolescência.