
Com a aproximação da Semana Santa, o Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), anuncia medidas para garantir a renda de piscicultores amazonenses e a comercialização de pescado regional fresco e com preço justo para a população.
A primeira ação é disponibilizar no site institucional da Agência (www.ads.am.gov.br) o contato de piscicultores que participam das Feiras de Produtos Regionais do Governo do Amazonas. Esses produtores trabalham com produto para pronta-entrega e delivery na capital.
Outra medida, executada em conjunto com o Sistema Sepror, é a aquisição de aproximadamente 70 toneladas de pescado regional, entre eles tambaqui, pirarucu e matrinxã, que serão doadas para abrigos, organizações da sociedade civil, hospitais, e instituições cadastradas na Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e Fundo de Promoção Social (FPS).
As ações anunciadas visam minimizar o impacto econômico de piscicultores e frigoríficos, neste período de pandemia do coronavírus, sobretudo aqueles que se disponibilizaram a participar do tradicional Feirão do Pescado, que não será realizado neste ano, em cumprimento ao Decreto Governamental nº 24.145, de 31 de março de 2020.
“A compra do pescado será realizada via associações, cooperativas e também piscicultores individuais já cadastrados na ADS e na Secretaria de Produção Rural, por meio dos editais de aquisição de aeradores e ração. Dessa forma, conseguimos beneficiar um número maior de produtores. Destacamos que o transporte, o armazenamento e toda a logística para entrega do pescado às instituições será de responsabilidade do Governo do Estado. A estimativa é investir cerca de R$ 500 mil nessa operação”, explicou o presidente da ADS, Flávio Antony Filho.
