ADUA lança ferramenta online contra PLP 257/2016

Este projeto de lei atinge negativamente a todos servidores públicos/Foto: divulgação
Este projeto de lei atinge negativamente a todos servidores públicos/Foto: divulgação
Este projeto de lei atinge negativamente a todos servidores públicos/Foto: divulgação

Em sintonia com as mobilizações de diversas categorias do serviço público no país, a Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (ADUA) lançou petição online com o objetivo de chamar a atenção dos deputados federais da bancada amazonense para os riscos do Projeto de Lei Complementar 257/2016. Por meio da ferramenta, a seção sindical convoca os parlamentares a votarem contra o referido projeto.


No texto da petição, disponível em uma das maiores plataformas de abaixo-assinados no mundo – a Change.org –, a ADUA lista as consequências da possível aprovação do PLP 257/2016 para os servidores públicos federais, estaduais e municipais, bem como os riscos para o serviço público em geral. Por isso, a entidade convoca os oito deputados federais do Amazonas a dizerem não ao projeto.

Para isso, a ADUA conta com o apoio de todos os trabalhadores e ainda daqueles que se posicionam contra o PLP. A cada assinatura na petição (https://www.change.org/p/deputado-a-diga-n%C3%A3o-ao-plp-257-2016), a plataforma dispara uma mensagem de e-mail aos parlamentares.

“Estamos em campanha contra a não aprovação do PLP 257/2016, pois este projeto de lei atinge negativamente a todos nós, servidores públicos, já que trará danos irreversíveis aos trabalhadores e trabalhadoras das esferas federal, estadual e municipal”, afirma a presidente da ADUA, professora Guilhermina Terra. “Não podemos permanecer calados diante desta ameaça, pois o projeto atingirá tanto os que estão na ativa quanto os aposentados”, acrescenta.

Retirada de direitos
O PLP 257/2016 integra o pacote de ajuste fiscal iniciado no governo Dilma e intensificado no governo interino de Michel Temer. O projeto prevê a suspensão dos concursos públicos, congelamento de salários dos servidores públicos e risco de não cumprimento da aplicação do reajuste percentual de 5% em 2016 e 2017.

Além disso, prevê a suspensão do pagamento de progressões e gratificações; a vedação da criação de cargos, empregos e funções ou alteração da estrutura de carreiras; a destruição da previdência social; o aumento da contribuição previdenciária social para 14%; cortes no orçamento social, sobretudo nos recursos para Saúde e Educação, entre outras medidas.

O projeto tramita em regime de urgência na Câmara, onde deve ser apreciado em até 45 dias. Após votação em plenário, o projeto seguirá para análise do Senado Federal, onde os parlamentares também terão 45 dias para deliberar sobre a matéria.

Mobilização
A petição criada pela ADUA é parte da estratégia nacional de mobilização contra o referido PLP. Na quarta-feira (3), o Sindicato Nacional dos Docentes de Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) divulgou circular convocando as seções sindicais a intensificarem esforços contra o PLP 257 e demais propostas que retiram os direitos do servidor público.

Artigo anteriorPonta Negra receberá 3ª edição do ‘Festival de Hambúrguer Manaus”
Próximo artigoOperação de segurança dos Jogos Olímpicos atingiu nível máximo ontem(07)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui