Advogados escolhem hoje (26), lista sêxtupla para o Quinto Constitucional

Advogados vão às urnas hoje (26) escolher representante para o TJAM/Foto: Divulgação

Mais de 6 mil advogados são esperados hoje sábado (26) para a eleição da lista sêxtupla do Quinto Constitucional 2018. A votação começou às 8h no bloco 6 da sede da Universidade Paulista – Unip – , no bairro Flores e segue até às 17h.


De acordo com a Comissão Eleitoral, 24 urnas eletrônicas serão instaladas para recepcionar os advogados e advogadas, além de outras duas manuais. Três mesários estarão apostos em cada sessão eleitoral.

Cento e trinta pessoas estão envolvidas na logística da eleição. A Ordem dos Advogados dos Brasil seccional Amazonas (OAB-AM) solicitou reforços da Polícia Militar, Manaustrans e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para o local de votação.

Advogados vão às urnas hoje (26) escolher representante para o TJAM/Foto: Divulgação

Segundo a secretária da Comissão Eleitoral, Natividade Maia, dos 34 candidatos inscritos para concorrer à lista sêxtupla, 31 terão seus nomes incluídos na urna eletrônica, visto que dois advogados, Hileano Praia e Helso do Carmo Ribeiro renunciaram, Marcos Rivas teve o registro cassado e não apresentou recurso.

Mesmo sob júdice, o candidato Charles Garcia e a advogada Paula Valério terão direito a receber votos. Ambos estão com recurso em análise pela Comissão.

Natividade explicou ainda que o resultado da lista sêxtupla somente será conhecido após o julgamento pela Comissão e pelo Conselho da OAB-AM de todos os recursos e impugnações.

“Quando acabar a eleição no sábado teremos o resultado da votação de todos os candidatos o que não quer dizer que aqueles seis advogados mais votados serão os nomes definitivos da lista sêxtupla porque ainda temos representações para julgar. Somente esgotado esse prazo de julgamento é que teremos condições de homologar a lista sêxtupla definitiva”, afirmou.

Mais de 6 mil advogados são esperados hoje (26) para a eleição da lista sêxtupla do Quinto Constitucional 2018/Foto: Divulgação

Após a homologação pelo Conselho da OAB-AM da lista sêxtupla, o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) fará a eleição de três nomes e encaminhará uma lista tríplice ao governador Amazonino Mendes que fará a indicação de apenas um nome da advocacia para compor a corte do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM).

O presidente da OAB-AM, Marco Aurélio Choy, destaca que a eleição para o Quinto foi um compromisso da gestão firmado em 2015 devido à prática histórica já adotada na seccional pelo então ex-presidente Alberto Simonetti.

“É um cumprimento de um compromisso democrático que nós estabelecemos. Nem todos os Estados, a escolha acontece dessa forma democrática. Rio de Janeiro e São Paulo por exemplo, é o próprio Conselho que escolhe e a classe fica distante desse poder de decisão, coisa que nós não quisemos fazer aqui no Amazonas”, disse Choy.
http://about.me/tteofilo/

Artigo anteriorCaminhoneiros seguem com manifestações em rodovias neste sábado
Próximo artigoPostos de combustíveis são reabastecidos após ordem judicial

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui