
MANAUS – O Aeroclube do Amazonas (ACA), foi fundado em 1940, se tornando uma das mais antigas escolas de aviação civil ainda em funcionamento no Brasil.
Durante a Segunda Guerra Mundial, surgiu em Manaus a ideia da fundação de um aeroclube. O ACA formou-se a partir da consciência que o avião é um instrumento de progresso rápido e eficiente. No dia 29 de março de 1940, um grupo que via a aviação com respeito e admiração, resolveu fundar o clube de aviação, assinando a ata de fundação que foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia quatro de julho de 1940.
Inicialmente criado com o objetivo de formar pilotos amazônidas que conhecessem as sutilezas da região, hoje tem participação efetiva na vida do estado, principalmente como elo entre o interior e capital.
Possui cursos de formação piloto comercial, escolas de paraquedismo. Mantem as pistas abertas salvando vidas diariamente, onde UTI Terrestre faz intercâmbio com UTI Aérea e transportes especiais com pacientes especiais, sob cuidados médicos chegando das regiões amazonenses.
O atual Presidente do ACA, Dr Luiz Mario, médico e aviador, é um dos pioneiros no ramo da atividade aero médica no Amazonas. A Diretoria do Aeroclube se reúne constantemente apoiando as causas no combate ao Covid-19, com participação efetiva na distribuição de medicamentos e recebimento de pacientes.
Mesmo nesse novo momento, o Aeroclube não tem deixado passar embranco datas importantes, como o dia das crianças; distribuindo máscaras, álcool gel e material didático, além de receber em breve as crianças, obedecendo as normas sanitárias que o novo momento requer.
Em breve será divulgado o calendário das comemorações dos 80 anos de história do Aeroclube do Amazonas, carinhosamente chamado de ASAS DO AMAZONAS.