Aeroporto de Parintins é contemplado com estação meteorológica

Aeroporto de Parintins - Foto: Divulgação

Foi encerrada nesta quarta-feira (23) a instalação de uma estação meteorológica de superfície no aeroporto Júlio Belém. Os equipamentos que compõem a estação foram conquistados pela Prefeitura de Parintins junto ao Ministério da Defesa por meio do Comando da Aeronáutica.
A estação meteorológica de superfície do tipo SH-10 está avaliada em mais de R$ 1 milhão e foi instalada em uma das cabeceiras da pista do aeródromo do município.

Sérgio Krykhtine, engenheiro eletrônico da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), órgão vinculado ao Comando da Aeronáutica, salienta que a estação meteorológica é um conjunto de equipamentos que melhora significativamente a segurança das operações aéreas no município. “O piloto antecipadamente tem os dados meteorológicos da cidade. Isso facilita bastante o pouso e a decolagem, aumentando a segurança como um todo”, destaca.

Aeroporto de Parintins – Foto: Divulgação

Para o prefeito Bi Garcia, a estação meteorológica é um marco na história do aeroporto de Parintins. “A estação de meteorologia superficial e automática é um instrumento de segurança importante para a navegação aérea, principalmente ao que se refere à comunicação com o piloto. Há cerca de 50 km do aeroporto ele tem todo o acesso a informações necessárias sem a participação de pessoas nesse processo por se tratar de um equipamento moderno, de alta tecnologia”, frisa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui