
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou que o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, será parcialmente reaberto em outubro e estará totalmente operacional até dezembro. O aeroporto foi fechado em 3 de maio devido às chuvas e inundações no Rio Grande do Sul, que alagaram parte da pista. Em resposta emergencial, o governo federal permitiu o uso da Base Aérea de Canoas para voos comerciais.
Costa Filho informou que, a partir de outubro, o aeroporto terá 50 voos diários, das 10h às 22h, totalizando 350 voos semanais. Até dezembro, o aeroporto estará 100% operacional.
A concessionária Fraport planeja a reabertura em duas etapas: a primeira em outubro, com 1,7 km de pista, e a segunda em dezembro, com mais 2 km.
O Salgado Filho já retomou o despacho de bagagens, com passageiros sendo transportados de ônibus para a Base Aérea de Canoas. A continuidade dessa operação emergencial até dezembro depende das companhias aéreas, segundo Andreea Pal, presidente da Fraport no Brasil.
Fonte: g1