Aeroportos de dois municípios do AM iniciam processo de certificação junto à ANAC

Aeroporto São Gabriel da Cachoeira - Foto: Divulgação

Os aeroportos de São Gabriel da Cachoeira e Eirunepé deverão ser os primeiros do interior do Amazonas com certificação de Especificação Operativa (EO) da Agência Nacional de Aviação (ANAC), atestando a segurança operacional que permite receber mais voos e aeronaves de maior porte.


As Prefeituras dos dois municípios, responsáveis pela administração dos aeroportos, receberam apoio e suporte técnico da MAP Linhas Aéreas, preparando-se para a adoção das medidas necessárias e exigidas pela ANAC, para obtenção da certificação. Assim que o processo estiver concluído – a previsão é de cerca de três meses -, a MAP pretende aumentar a frequência de voos para as duas cidades, de acordo com o presidente da companhia, comandante Marcos Pacheco.

No próximo dia 30, os representantes dos municípios e o gerente de Qualidade e Segurança Operacional da MAP, Fábio Mafei, estarão em Brasília, participando de reunião com a ANAC, para dar início aos procedimentos. A equipe técnica da MAP está acompanhando todo o processo, dando suporte desde a fase de levantamento dos documentos a serem protocolados na ANAC, até a indicação de melhorias a serem realizadas na estrutura dos aeródromos.

Fábio Mafei explica que a certificação vai permitir, entre outras coisas, que os aeroportos recebam mais voos por semana. Mafei acrescenta que a certificação atesta a capacidade de cumprimento dos regulamentos técnicos da ANAC relativos à segurança operacional e de resposta à emergência aeroportuária. “Atualmente, São Gabriel da Cachoeira e Eirunepé, assim como os demais destinos que a MAP opera no Amazonas, possuem aeroportos homologados, ou seja, estão cadastrados e tem autorização da ANAC para funcionar. A certificação é um passo adiante – garante que os aeródromos estão aptos a receber mais voos”, afirmou.

Aeroporto São Gabriel da Cachoeira – Foto: Divulgação

Segundo Fábio Mafei, o processo de certificação se dá em quatro fases: a reunião inicial, de preparação da documentação necessária; a inspeção da ANAC para comprovação da implementação das normas exigidas; e, por fim, a emissão da certificação para o aeródromo. “É um orgulho para toda a equipe da MAP poder fazer parte deste momento, que é tão importante para o desenvolvimento dos municípios e que, certamente, servirá de estímulo para os demais. A MAP está em constante contato com os administradores dos aeroportos onde atua, no Amazonas e Pará, buscando sempre melhorias para a operação e, consequentemente, um serviço de qualidade para a população. A companhia tem como princípio a missão de encurtar distâncias e, ao mesmo tempo, contribuir para o desenvolvimento da região”, frisou.

Planejamento – A certificação dos aeroportos de São Gabriel da Cachoeira e Eirunepé vêm ao encontro do planejamento preparado pela MAP para 2019, que é o de aumentar a frequência para alguns municípios da malha aérea.

De acordo com o comandante Marcos Pacheco, os três municípios são mercados estratégicos para a MAP. “Há uma demanda grande, tanto de passageiros internos, ou seja, do próprio estado, quanto de pessoas que viajam de outras regiões para essas cidades, a trabalho ou passeio”, ressalta.

Com foco no aumento da frequência de voos para os municípios em que atua, a MAP colocará em operação um novo avião no primeiro semestre de 2019. O modelo é ATR – 72 500. Com isso, a MAP passa a contar com uma frota de três aviões modelo ATR 42, com capacidade para transportar 45 passageiros, e três ATR 72, para até 66 pessoas.

A MAP Linhas Aéreas opera em 14 municípios do Amazonas e no Pará. No Amazonas, atende a capital, Manaus, além de Parintins, Lábrea, Carauari, São Gabriel da Cachoeira, Barcelos, Tefé, Eirunepé e Coari. No Pará, tem voos regulares para Belém, Porto Trombetas, Santarém, Itaituba e Altamira.

Artigo anteriorMarinha abre processo para apurar vídeo de militares dançando “Jenifer”
Próximo artigoCadastro e recadastro do Passe estudantil 2019 começa dia 1º

1 COMENTÁRIO

  1. Hi there

    SEO Link building is a process that requires a lot of time fo correiodaamazonia.com
    If you aren’t using SEO software then you will know the amount of work load involved in creating accounts, confirming emails and submitting your contents to thousands of websites in proper time and completely automated.

    With THIS SOFTWARE the link submission process will be the easiest task and completely automated, you will be able to build unlimited number of links and increase traffic to your websites which will lead to a higher number of customers and much more sales for you.
    With the best user interface ever, you just need to have simple software knowledge and you will easily be able to make your own SEO link building campaigns.

    The best SEO software you will ever own, and we can confidently say that there is no other software on the market that can compete with such intelligent and fully automatic features.
    The friendly user interface, smart tools and the simplicity of the tasks are making THIS SOFTWARE the best tool on the market.

    IF YOU’RE INTERESTED, CONTACT ME ==> [email protected]

    Regards,
    Bess

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui