AFEAM inicia campanha contra a inadimplência e recuperação do crédito rural

Evandor Geber, presidente da Afeam, explica a campanha/Foto: Nathalie Brasil
Evandor Geber, presidente da Afeam, explica a campanha/Foto: Nathalie Brasil
        Evandor Geber, presidente da Afeam, explica a campanha/Foto: Nathalie Brasil

A Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) inicia por Iranduba, na Região Metropolitana de Manaus, a campanha “Afeam em Dia”, cujo objetivo é combater a inadimplência entre produtores do interior, a partir doa dia 13 de setembro indo até o 30 de dezembro deste ano, para todos os municípios, mas, entrando em funcionamento como piloto, a partir de amanhã, quarta-feira (24), em Iranduba.
O município foi escolhido por ter a mais alta taxa de inadimplência com a Afeam. De acordo com o diretor-presidente da agência, Evandor Geber Filho, 90% do volume total de recursos financiados em Iraduba nos últimos 16 anos estão com inadimplência.  “É um percentual muito grande e o que a gente quer com a campanha é mostrar para o cliente que ele tem a oportunidade de limpar o nome e retomar o crédito para a sua atividade econômica”, observa, ao lembrar que a maior parte da inadimplência é no setor primário.


Evandor explica que o financiamento concedido pela Afeam no interior via Fundo de Apoio às Pequenas e Micro Empresas e ao Desenvolvimento Social (FMPES) é com taxas de juros subsidiadas que variam de 3% a 8,5% ao ano, recurso que precisa retornar para a agência para continuar fomentando a atividade econômica no Estado.

“Sabemos que na maioria das vezes, o produtor deixa de pagar, não é por má fé, mas, por algum fator que fez com que ele perdesse a produção, como o climatológico, a seca ou a cheia. É gente que está ha muito tempo inadimplente e, por isso, não pode tomar empréstimo novamente. Estamos dando essa oportunidade de limpar o nome, vir na Afeam regularizar a situação para, a partir do ano que vem, a gente poder retomar o financiamento”, explica o diretor.

Ele observa que quando a pessoa está negativada não consegue financiamento com nenhuma outra instituição financeira, que também travam as linhas de crédito para o município com alto índice de inadimplência.

Condições vantajosas – O órgão garante condições vantajosas para quem pretende regularizar seus débitos, porém ressalta que cada caso será analisado individualmente. Por isso está orientando o produtor a procurar o escritório do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Amazonas (Idam) no seu município. Informações também podem ser obtidas pelo 0800 286 3066 (ligações gratuitas).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui