Agentes culturais de Manaus escolhem membros do Concultura

Agentes culturais participam de eleição do Concultura/Foto: Marinho Ramos

Mais de 600 eleitores do segmento artístico-cultural de Manaus participaram do processo eleitoral que vai eleger os novos membros do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), na última sexta-feira (14), na Biblioteca João Bosco Pantoja Evangelista, no Centro de Manaus, com a contabilização, acompanhada pelos candidatos, encerrando às 20h30, com um total de 638 votos, sendo seis nulos e 632 válidos.


O resultado final será divulgado a partir de amanhã, segunda-feira (17), após a aplicação do coeficiente eleitoral, conforme prevê o edital. A partir de então, o presidente do Concultura, o escritor Márcio Souza, terá até 15 dias úteis para encaminhar os nomes dos vencedores ao prefeito de Manaus, para posterior nomeação. Ao todo, 27 candidatos disputaram as vagas de membros e suplentes nos oito segmentos.

No segmento Teatro e Circo, Paulo de Queiroz Martins obteve 13 votos e Francis Madson, 7; Na Dança, Monica Marques alcançou 27 votos, Baldoino Leite de Souza, 19, Marcus Vinicius dos Santos Prudente, 17 e Marcos André Durand Pereira, 4. Na Música, Fabiano Cardosos de Oliveira foi o mais votado com 38 cédulas válidas, seguido de Jander Manauara, com 29, e Serginho Queiroz, com 7. Não foram contabilizados votos para o candidato Renato Souza Barros.

Agentes culturais participam de eleição do Concultura/Foto: Marinho Ramos

Na categoria Artes Visuais, Afrânio Chaves dos Santos teve 12 votos e Paulo Henrique Trindade Correa, 3; Já em Literatura, Jorge Ernesto Klein obteve 10 votos e Rojefferson da Silva Moraes, 6. A disputa na cadeira de Audiovisual rendeu 50 votos para Liliane Monteiro Maia, 49 para Michelle Barbosa Andrews, 40 para José Júnior Rodrigues Pinheiro, 4 para Zeudimar Barbosa de Souza, e 3 para Walter Fernandes Bouças Junior. No segmento Cultura Étnica, Aguinilson Araújo Peres teve 67 votos, Sonia Maria Leal da Silva, 26 e Klarck Lázaro da Silva Fonseca, 15; E por fim, na categoria Cultura Popular, Dudson Campos Carvalho registrou 134 votos, Israel Moraes de Oliveira, 27 e Carla Conorí, 21.

Os eleitos ficarão no cargo por até dois anos. Nessa nova gestão, os conselheiros do Concultura terão a responsabilidade também de participar do processo de seleção dos projetos que deverão ser contemplados por meio dos editais, dentro da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, sancionada em abril e que deverá entrar em vigor já em 2018.

A Lei Municipal de Incentivo à Cultura prevê o fomento para o segmento artístico em Manaus, por meio da renúncia fiscal do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN), tributo pago pelas empresas à Prefeitura de Manaus. Dessa forma, o valor do tributo poderá ser destinado diretamente a projetos culturais que poderão ser captados diretamente pelos artistas junto à iniciativa privada. Poderão obter financiamento artistas, instituições culturais e folclóricas, desde que atendam às exigências impressas na Lei.

 

Artigo anteriorMilhões de civis devem avalizar ruptura com governo de Nicolás Maduro
Próximo artigoPeregrinos morrem a caminho da caverna de Amarnath, na Índia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui