Agentes de Endemias realizam levantamento sobre Aedes aegypti em Parintins

Combate às Endemias - Fotos: Reprodução

Para combater de forma mais eficaz a Dengue, Zika e Chikungunya, a Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) e Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CVS), realizou o 1° Levantamento de Índices Rápido (LIRA), para o Aedes Aegypti (mosquito da Dengue) em 2025, nos dias 17 até 21 de março.


O LIRA visa identificar as áreas com maiores ocorrências de focos e criadouros do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. A intenção é mensurar a densidade vetorial. Os últimos levantamentos realizados em 2024 apontaram Baixo Risco no município.

Agentes de Combate às Endemias – Fotos: Reprodução

Os Agentes de Combates às Endemias realizam visitas diárias de promoção e prevenção para as arboviroses. O trabalho conta com a supervisão da coordenadora da Vigilância em Saúde, Elaine Pires, e equipe técnica.

“A população é a que mais ajuda, no sentido de receber bem os agentes de endemias, com informações e orientações repassadas, tirar 10 minutos semanais para ver o quintal, se tem recipiente com água parada, piscina, copo descartável, caixa d’água, vasos de plantas. A população aderindo isso, ajuda bastante na questão de manter o índice de baixo risco. Parintins não apresenta positividade para Dengue, Zika, Chikungunya e nem para Oropouche”, afirmou.

Artigo anteriorQuando a humanidade morre, a economia desaparece – por JC Orquiza
Próximo artigoExposição fotográfica no TCE-AM destaca Agenda 2030 da ONU e a igualdade de gênero

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui