Agricultor entrega mais de 200 quilos de banana no PNAE

Foto: Divulgação/IDAM

Em Santa Isabel do Rio Negro, escolas e creches da rede municipal serão beneficiadas com alimentos da Agricultura Familiar por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). No início desta semana, a unidade local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) acompanhou o agricultor familiar Jucelino Daniel Pinheiro durante a entrega de 215 quilos de banana à Secretaria de Educação do município.


De acordo com o Idam, prestar Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) é dar ao agricultor familiar e produtor rural orientação técnica, acompanhamento das etapas de produção e assessoria para comercialização, destacadamente, nos programas governamentais.

Foi o que aconteceu no município de Santa Isabel do Rio Negro. De acordo com o gerente do Idam em Santa Isabel do Rio Negro, Jandeci Andrade Aguiar, os alimentos produzidos pelo agricultor familiar Jucelino serão destinados à duas escolas e três creches do município. Serão beneficiados alunos das escolas municipais Tenente Brigadeiro Eduardo Gomes e Irmã Terezinha e, as creches municipais Tainá Mirim, Irmã Dirce Monirlat e Edineia Ribeiro.

Além da produção de bananas, Jucelino trabalha também com as culturas do abacaxi e mandioca. Ainda segundo o gerente do Idam, o produtor de fruticultura é acompanhado pelo Instituto desde 2008 e o Idam como órgão de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) realiza o acompanhamento de todas as etapas de produção, desde o plantio até a comercialização do produto.

Programa – Em São Gabriel da Cachoeira, o Idam em parceria com a prefeitura do município, a Fundação Nacional do Índio (Funai) e Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN) está realizando visitas nas comunidades e distritos para divulgação dos editais em vigência e para emissão de documentos como a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Durante a ação, o Idam tem colaborado na elaboração de projetos de comercialização dos produtos agrícolas para o PNAE.

Em Silves, os agricultores rurais aguardam pela publicação da chamada pública do PNAE. Assim que o documento for publicado, os técnicos do Idam vão trabalhar em ações de divulgação e credenciamento dos produtores rurais interessados em participar do programa.

Em Tonantins, a unidade local do Idam está orientando os agricultores a se organizarem e produzirem mais diversidades de produtos agrícolas para participarem do PNAE. Em janeiro, segundo a Unloc Tonantins, aconteceu à primeira reunião do ano com lideranças comunitárias para tratar sobre as ações do PNAE e a meta é alcançar um número de participantes ao programa.

Artigo anteriorIBGE vai selecionar 3.064 pessoas para trabalhar no Censo 2020, no Amazonas
Próximo artigoWilson Lima conversa com parlamentares sobre defesa da ZFM, em Brasília

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui