
Agricultores e pecuaristas passaram por duas capacitações para operador de máquinas e implementos agrícolas.
A ação foi do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) de Itapiranga, em parceria com a Prefeitura de Itapiranga, por meio da Secretaria Municipal de Produção Rural.
As atividades aconteceram na Estrada da Várzea, quilômetro 5, na Fazenda Santa Luzia e na região da Ilha Grande na comunidade Nossa Senhora de Fátima.
O objetivo da ação foi apoiar a formação de mão de obra para a atividade, visando incentivar a mecanização agrícola no município. Cerca de 30 pessoas, entre agricultores e pecuaristas, participaram dos treinamentos.
De acordo com o gerente interino do Idam em Itapiranga, Sérgio Froes, os participantes estão aptos para realizar o preparo de áreas mecanizadas, e o Idam está à disposição desses agricultores e pecuaristas, seja na orientação técnica e manejo do plantio até a comercialização dos produtos, que atualmente são comercializados por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) estadual e federal, mercados locais e municípios vizinhos.
Para incentivar a participação dos agricultores em políticas públicas disponíveis para o setor primário, o Idam em Itapiranga realizou mutirão para preparar a emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Cartão do Produtor Primário (CPP).
Itapiranga tem como principais atividades os cultivos de mandioca, maracujá, melancia e hortaliças em geral, além da avicultura caipira, bovinocultura e bubalinocultura (corte e leite).