
Agricultores familiares de zonas rural e urbana de dez municípios do Amazonas receberão treinamentos sobre as normas do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O investimento com os projetos ultrapassa a casa dos R$ 2,8 milhões e tem a participação de, aproximadamente, 400 pessoas.
A capacitação vai até o próximo mês nas cidades de Parintins, Careiro da Várzea, Nova Olinda do Norte, Novo Aripuanã, São Paulo de Olivença, Iranduba, Manacapuru, Rio Preto da Eva, Lábrea e Canutama. A ação reúne pequenos produtores de diversas organizações e outros participantes envolvidos na Compra com Doação Simultânea, uma das modalidades do programa.

O treinamento inclui tanto a explanação sobre as regras quanto o esclarecimento de dúvidas dos normativos necessários para a prestação de contas, recebimento de produtos, obrigações das unidades recebedoras e dos beneficiários fornecedores, entre outros.
Operacionalizado pela Conab com recursos do Ministério da Cidadania, o PAA auxilia agricultura familiar por meio da aquisição de alimentos produzidos por pequenos agricultores. Os produtos adquiridos são destinados ao abastecimento da rede socioassistencial, da rede pública de ensino e saúde, e de equipamentos de alimentação, nutrição e segurança pública.