Agricultores familiares do AM serão homenageados com exposição no Idam

Exposição de produtos cultivados na agricultura familiar/Foto: Idam

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), objetivando homenagear os mais de 260 mil agricultores familiares do Amazonas, responsáveis pelo abastecimento de produtos agropecuários, realizará na próxima terça-feira (28), uma exposição de produtos da agricultura familiar cultivados na zona rural de Manaus, a partir das 09h00, na Unidade Local de Manaus, na barreira da BR 174 com a AM 010.
Com o tema “As mãos que alimentam a nação”, a exposição vai homenagear os agricultores José Leite da Costa (Zé Leite), da localidade ZF1, que desenvolve as atividades de piscicultura, fruticultura e avicultura de corte, e a agricultora Maria da Glória Araújo (dona Maria), do Brasileirinho, que, além de presidente da Associação dos Agricultores, trabalha com fruticultura e avicultura.


“O agricultor é o semeador das riquezas naturais. De nada valem os aparatos tecnológicos se não tiver comida na mesa. Todos os dias é preciso agradecer, incentivar e apoiar aqueles que cultivam a terra e produzem alimentos. É papel do Governo do Amazonas por meio do Idam e Sepror prestar o serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural com compromisso e responsabilidade”, disse o diretor-presidente do Idam, Edimar Vizolli.

De acordo com o gerente da Unidade Local do Idam em Manaus, Ofir Hage, é importante mostrar à sociedade os produtos oriundos da agricultura familiar. “Nessa exposição teremos mostras de hortaliças (couve, coentro, pimentão e alface), peixes (tambaqui e matrinxã), avicultura (ovos), além de flores ornamentais e produtos orgânicos”, destacou o gerente.

Assistência Técnica – Conforme dados do Departamento de Planejamento do Idam, em 2014, a instituição assistiu mais de 75 mil agricultores familiares em todo o Estado por meio dos 66 escritórios locais.

A Unidade Local do Idam em Manaus atende hoje mais de 1.860 agricultores familiares ao ano, distribuídos em 16 associações e 23 comunidades rurais, localizadas no ramal do Pau Rosa, AM-010, BR-174, ramal da Cooperativa, Tarumã Mirim, ramal do Brasileirinho, Baixo Rio Preto, Rio Amazonas, PA Tarumã Mirim e Puraquequara. Esse atendimento é realizado por uma equipe de 13 técnicos das áreas de agronomia, veterinária, serviço social e engenharia de pesca.

Programação
09h00 – Abertura

09h30 – Mostra de fotos e exposição dos produtos da agricultura familiar

10h00 – Homenagem aos agricultores

11h00 – Coquetel com produtos da agricultura familiar

12h00-Encerramento

Artigo anteriorBrasil e Argentina se encontram em novembro, pelas eliminatórias
Próximo artigoPAN: Mesmo no sufoco, Brasil bate Dominicana e vai à final do basquete masculino

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui