Ajinomoto do Brasil e Manioca firmam parceria pela Amazônia e inovação sustentável

Banner/Divulgação

A Manioca, empresa paraense dedicada à produção de alimentos naturais que ressaltam os sabores autênticos da Amazônia, anuncia parceria com a Ajinomoto do Brasil, referência na produção de aminoácidos e detentora de marcas de renome como SAZÓN®, MID® e VONO®. Essa colaboração pioneira, estabelecida no formato de corporate venture capital, representa o primeiro investimento de uma multinacional de alimentos em uma foodtech da Amazônia, visando impulsionar a inovação em produtos mais saudáveis e sustentáveis.


A Manioca é dedicada a simplificar e tornar acessível o consumo de ingredientes da biodiversidade e da cultura amazônica, ao mesmo tempo que promove o desenvolvimento de cadeias produtivas locais, gerando renda e fomentando o desenvolvimento sustentável na região. Desde 2014, concentra seus esforços na transformação de ingredientes tradicionais da culinária amazônica, como tucupi, cupuaçu e pimenta de cheiro, em um vasto portfólio, incluindo temperos, molhos, geleias, granolas, farinhas e farofas. O nome Manioca é uma homenagem a uma lenda indígena que relata o surgimento da mandioca, um dos alimentos mais emblemáticos da região amazônica.

Shigeo Nakamura, presidente da Ajinomoto do Brasil, destaca que a parceria se concretizou por meio do Ajinolab, o hub de inovação aberta da empresa, que buscava foodtechs comprometidas com a sustentabilidade e a ética, aproveitando a rica biodiversidade da região. “A decisão de estabelecer essa colaboração foi motivada pelo compromisso em expandir nossa linha de produtos saudáveis, atendendo às crescentes demandas do mercado. A missão da Manioca, centrada na valorização da biodiversidade da Amazônia e baseada no lema ‘comer bem e fazer o bem’, ressoa perfeitamente com os valores e princípios da Ajinomoto, que tem como mensagem corporativa ‘Alimente-se Bem, Viva Bem’”, afirma Nakamura.

Para os cofundadores da Manioca, Joanna Martins e Paulo Reis, a essência da empresa é pautada em aproximar os consumidores da riqueza de sabores da Amazônia, buscando nas tradições a inspiração para inovar, agregando valor à biodiversidade e criando alimentos que entrem na rotina dos brasileiros que por muito tempo viram os ingredientes da região como exóticos. “Além de conectar e traduzir a Amazônia para um grande público, o nosso trabalho está conectado com comunidades que mantêm a floresta de pé. Estimular as cadeias produtivas que fazem parte da cultura amazônica, é a essência do nosso negócio”.

O Programa Raízes, uma iniciativa da Manioca, exemplifica bem o propósito da empresa em valorizar pequenos agricultores e extrativistas locais: “O Programa está presente em mais de 10 cidades na Amazônia, contribuindo para a renda de quase 50 famílias, além de promover cadeias de ingredientes antes inacessíveis para o restante do Brasil, como tucupi preto e cumaru”, destacam Joanna e Paulo.

As empresas desenvolverão um plano colaborativo de negócios abrangente, incluindo a implementação de estratégias conjuntas para aprimorar a distribuição e a inovação em alimentos saudáveis. Por meio da parceria, a expectativa é que as vendas dos produtos da Manioca alcancem um crescimento significativo, com resultados que representem mais do que o dobro do que for conquistado até o final de 2023. Além disso, ambas compartilham o compromisso sólido de promover a inovação e a sustentabilidade na produção de alimentos. Em conjunto, almejam gerar valor na cadeia de produtos saudáveis e possibilitar que cada indivíduo se conecte com uma experiência gastronômica e cultural única.

Sobre a Ajinomoto do Brasil

Presente no Brasil desde 1956, a Ajinomoto é uma multinacional japonesa e referência mundial em aminoácidos. A empresa oferece produtos de qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Atualmente, a unidade brasileira é a terceira mais importante do Grupo Ajinomoto fora do Japão, atrás apenas da Tailândia e dos Estados Unidos. A linha de produtos da empresa voltada ao consumidor é composta pelo tempero umami AJI-NO-MOTO®, AJI-SAL®, Tempero SAZÓN®, Caldo SAZÓN®, SAZÓN® Tempera & Prepara, Receita de Casa™, HONDASHI® e SABOR A MI®, além das sopas individuais VONO®, VONO® Proteína e da linha de sopas cremosas e claras VONO® Chef. Também se destacam os refrescos em pó MID® e MID ZERO™, o azeite de oliva extra virgem TERRANO®, o azeite de oliva tipo único TERRANO® e a linha TERRANO® Veggie Burger, o SATIS!® Molho Shoyu, além de aminoVITAL® GOLD e aminoVITAL® GOLD DRINK MIX, produtos compostos por nove aminoácidos essenciais para a recuperação de atletas e entusiastas do esporte. No Brasil, a companhia também atua no segmento de food service (alimentação fora do lar). Com quatro unidades fabris, localizadas no estado de São Paulo, nas cidades de Limeira, Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras, e sede administrativa na capital, emprega cerca de 3 mil funcionários e atende tanto ao mercado interno como ao externo. O Grupo Ajinomoto obteve faturamento global de US$ 10 bilhões e nacional de R$ 3,4 bilhões no ano fiscal de 2022. Atualmente, está presente em 36 países, possui 120 fábricas e cerca de 34 mil funcionários em todo o mundo. Para saber mais, acesse www.ajinomoto.com.br.

Sobre a Manioca

Fundada em 2014, a Manioca nasceu para conectar a Amazônia com o Brasil e o mundo a partir dos seus deliciosos sabores, aliando tradição e inovação. A foodtech de impacto socioambiental desenvolve, produz e comercializa ingredientes culinários naturais elaborados com insumos amazônicos como mandioca, cumaru e pimentas.

Atua com linhas de produtos nos segmentos de molhos e temperos, farinhas e feijão, tendo o tucupi e o molho de tucupi preto como os produtos de maior destaque, ambos de origem indígena e muito representativos na culinária amazônica, atendendo restaurantes, hotéis e bares e chegando à casa dos clientes também através de redes de supermercados e empórios de todo o país.

Sua sede é na cidade de Belém/PA, conta com uma equipe 16 colaboradores e sua cadeia produtiva é oriunda de 13 municípios do nordeste do estado, a partir de uma relação de comércio justo com seus fornecedores, cerca de 45 famílias da agricultura familiar e povos e comunidades tradicionais da região. Para saber mais, acesse www.maniocabrasil.com

Artigo anteriorMotorista bate em passageiro e apanha de mulher no interior de ônibus (vídeo)
Próximo artigoManaus garante serviços essenciais no feriado da Consciência Negra

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui