
A Manioca, empresa paraense dedicada à produção de alimentos naturais que ressaltam os sabores autênticos da Amazônia, anuncia parceria com a Ajinomoto do Brasil, referência na produção de aminoácidos e detentora de marcas de renome como SAZÓN®, MID® e VONO®. Essa colaboração pioneira, estabelecida no formato de corporate venture capital, representa o primeiro investimento de uma multinacional de alimentos em uma foodtech da Amazônia, visando impulsionar a inovação em produtos mais saudáveis e sustentáveis.
A Manioca é dedicada a simplificar e tornar acessível o consumo de ingredientes da biodiversidade e da cultura amazônica, ao mesmo tempo que promove o desenvolvimento de cadeias produtivas locais, gerando renda e fomentando o desenvolvimento sustentável na região. Desde 2014, concentra seus esforços na transformação de ingredientes tradicionais da culinária amazônica, como tucupi, cupuaçu e pimenta de cheiro, em um vasto portfólio, incluindo temperos, molhos, geleias, granolas, farinhas e farofas. O nome Manioca é uma homenagem a uma lenda indígena que relata o surgimento da mandioca, um dos alimentos mais emblemáticos da região amazônica.
Shigeo Nakamura, presidente da Ajinomoto do Brasil, destaca que a parceria se concretizou por meio do Ajinolab, o hub de inovação aberta da empresa, que buscava foodtechs comprometidas com a sustentabilidade e a ética, aproveitando a rica biodiversidade da região. “A decisão de estabelecer essa colaboração foi motivada pelo compromisso em expandir nossa linha de produtos saudáveis, atendendo às crescentes demandas do mercado. A missão da Manioca, centrada na valorização da biodiversidade da Amazônia e baseada no lema ‘comer bem e fazer o bem’, ressoa perfeitamente com os valores e princípios da Ajinomoto, que tem como mensagem corporativa ‘Alimente-se Bem, Viva Bem’”, afirma Nakamura.
Para os cofundadores da Manioca, Joanna Martins e Paulo Reis, a essência da empresa é pautada em aproximar os consumidores da riqueza de sabores da Amazônia, buscando nas tradições a inspiração para inovar, agregando valor à biodiversidade e criando alimentos que entrem na rotina dos brasileiros que por muito tempo viram os ingredientes da região como exóticos. “Além de conectar e traduzir a Amazônia para um grande público, o nosso trabalho está conectado com comunidades que mantêm a floresta de pé. Estimular as cadeias produtivas que fazem parte da cultura amazônica, é a essência do nosso negócio”.
O Programa Raízes, uma iniciativa da Manioca, exemplifica bem o propósito da empresa em valorizar pequenos agricultores e extrativistas locais: “O Programa está presente em mais de 10 cidades na Amazônia, contribuindo para a renda de quase 50 famílias, além de promover cadeias de ingredientes antes inacessíveis para o restante do Brasil, como tucupi preto e cumaru”, destacam Joanna e Paulo.
As empresas desenvolverão um plano colaborativo de negócios abrangente, incluindo a implementação de estratégias conjuntas para aprimorar a distribuição e a inovação em alimentos saudáveis. Por meio da parceria, a expectativa é que as vendas dos produtos da Manioca alcancem um crescimento significativo, com resultados que representem mais do que o dobro do que for conquistado até o final de 2023. Além disso, ambas compartilham o compromisso sólido de promover a inovação e a sustentabilidade na produção de alimentos. Em conjunto, almejam gerar valor na cadeia de produtos saudáveis e possibilitar que cada indivíduo se conecte com uma experiência gastronômica e cultural única.
Sobre a Ajinomoto do Brasil
Presente no Brasil desde 1956, a Ajinomoto é uma multinacional japonesa e referência mundial em aminoácidos. A empresa oferece produtos de qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Atualmente, a unidade brasileira é a terceira mais importante do Grupo Ajinomoto fora do Japão, atrás apenas da Tailândia e dos Estados Unidos. A linha de produtos da empresa voltada ao consumidor é composta pelo tempero umami AJI-NO-MOTO®, AJI-SAL®, Tempero SAZÓN®, Caldo SAZÓN®, SAZÓN® Tempera & Prepara, Receita de Casa™, HONDASHI® e SABOR A MI®, além das sopas individuais VONO®, VONO® Proteína e da linha de sopas cremosas e claras VONO® Chef. Também se destacam os refrescos em pó MID® e MID ZERO™, o azeite de oliva extra virgem TERRANO®, o azeite de oliva tipo único TERRANO® e a linha TERRANO® Veggie Burger, o SATIS!® Molho Shoyu, além de aminoVITAL® GOLD e aminoVITAL® GOLD DRINK MIX, produtos compostos por nove aminoácidos essenciais para a recuperação de atletas e entusiastas do esporte. No Brasil, a companhia também atua no segmento de food service (alimentação fora do lar). Com quatro unidades fabris, localizadas no estado de São Paulo, nas cidades de Limeira, Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras, e sede administrativa na capital, emprega cerca de 3 mil funcionários e atende tanto ao mercado interno como ao externo. O Grupo Ajinomoto obteve faturamento global de US$ 10 bilhões e nacional de R$ 3,4 bilhões no ano fiscal de 2022. Atualmente, está presente em 36 países, possui 120 fábricas e cerca de 34 mil funcionários em todo o mundo. Para saber mais, acesse www.ajinomoto.com.br.
Sobre a Manioca
Fundada em 2014, a Manioca nasceu para conectar a Amazônia com o Brasil e o mundo a partir dos seus deliciosos sabores, aliando tradição e inovação. A foodtech de impacto socioambiental desenvolve, produz e comercializa ingredientes culinários naturais elaborados com insumos amazônicos como mandioca, cumaru e pimentas.
Atua com linhas de produtos nos segmentos de molhos e temperos, farinhas e feijão, tendo o tucupi e o molho de tucupi preto como os produtos de maior destaque, ambos de origem indígena e muito representativos na culinária amazônica, atendendo restaurantes, hotéis e bares e chegando à casa dos clientes também através de redes de supermercados e empórios de todo o país.
Sua sede é na cidade de Belém/PA, conta com uma equipe 16 colaboradores e sua cadeia produtiva é oriunda de 13 municípios do nordeste do estado, a partir de uma relação de comércio justo com seus fornecedores, cerca de 45 famílias da agricultura familiar e povos e comunidades tradicionais da região. Para saber mais, acesse www.maniocabrasil.com