Aldeia do Correnteza em Itacoatiara recebe ação de saúde neste sábado (03)

Foto: Divulgação

A Afya Faculdade de Ciências Médicas de Itacoatiara realiza, neste sábado (03), na comunidade indígena Aldeia do Correnteza, localizada no Rio Urubu, na zona rural do município, a oferta de atendimento de saúde. A ação faz parte da programação do seminário “Humanização da Medicina: da Prática Clínica à Pesquisa Científica”.


O seminário tem como objetivo discutir a importância da sensibilidade e do cuidado na rotina do atendimento médico diário por meio de uma programação diversificada. Na comunidade, os participantes vão realizar atendimentos de saúde, aplicando na prática os conceitos discutidos durante o evento, com foco na humanização.

A diretora-geral da Afya Itacoatiara, Soraia Santos Tatikawa Campos, explica que Medicina humanizada visa proporcionar acolhimento e segurança aos pacientes, com atendimento mais empático, desde a recepção a todo o processo de tratamento pelo qual irão passar. “Esse conceito busca tratar a pessoa como prioridade e não a doença”, ressalta.

A programação do seminário iniciou na quinta-feira. A professora Bruna Borges, médica e enfermeira, mestre em Ciências da Saúde e docente da instituição, ministrou a palestra “Medicina humanizada na Telemedicina”. “O procedimento influencia positivamente a relação entre médico-paciente, mesmo na Telemedicina, uma vez que por meio da comunicação eficaz e da escuta qualificada, a pessoa se sente mais confiante para seguir com as recomendações médicas”, avalia a professora.

Após essa palestra, o estudante de Medicina Lurdiano Freitas, da Afya Ipatinga/MG, influencer e entusiasta da Medicina Humanizada, deu dicas de como promover essa prática por meio de publicações nas redes sociais. Aos 29 anos, ele viralizou na web após compartilhar ligações a pacientes que ele atende.

Lurdiano realiza as chamadas telefônicas uma semana após as consultas e isso faz parte de uma estratégia conhecida como busca ativa — que tem o objetivo de aproximar o profissional do paciente e observar como está a evolução do quadro de saúde. Segue a metodologia de um artigo científico publicado em abril e faz parte do que hoje é um projeto de extensão na Afya Ipatinga. “Quando decidi fazer Medicina, eu tinha um propósito bem definido, que era ajudar as pessoas. Minha profissão não se resume a um atendimento, mas sim, sobre a alma humana tocando a outra”, afirma o estudante.

Nesta sexta-feira (02/08), a programação será dedicada a atividades internas, com rodas de conversa entre Lurdiano Freitas, a Liga Acadêmica de Habilidades e Atitudes Médicas (LAHAM) e os estudantes de Medicina de Itacoatiara. “Essas discussões proporcionarão um ambiente de troca de experiências e conhecimento, promovendo a integração entre os participantes”, pontua Soraia Tatikawa.

A diretora-geral destaca a importância desta semana de atividades para a formação de médicos e para a melhoria da saúde na região. “Por meio de iniciativas como esta, a instituição reafirma seu compromisso com ensino de qualidade levando à população acesso à saúde”, reforça Soraia. As palestras são abertas para participação de profissionais da área e estudantes que desejam participar de forma gratuita. As inscrições têm vagas limitadas. O link está disponível na bio da página no Instagram @Afya.Itacoatiara.

Artigo anteriorPesquisas mostram crescimento de Roberto Cidade como pré-candidato em Manaus
Próximo artigoGoverno limita anúncios de bets com famosos a partir de 2025

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui