Aldeia indígena Cissaíma da etnia Mura promove primeiro lançamento de livro

Lançamento do livro “Marãduwa Tupanawara – Contos Sagrados”, aldeia Cissaíma da etnia Mura - foto: divulgação

O primeiro lançamento de livro com contos indígenas, aconteceu no dia 23 de junho entrou, na aldeia Cissaíma, da etnia Mura, no município do Careiro da Várzea.


O lançamento do livro “Marãduwa Tupanawara – Contos Sagrados” que foi produzido com a participação de alguns autores indígenas, entre eles, Elias Maraguá, Timotio, Yaguarê, Uziel, Eliomar, Dalila e Manuel, tendo como coordenadores os escritores Moises Costa e Ismael Tavernaro, entrou para a história dos povos indígenas do Amazonas.

Escritóres indígenas da aldeia Cissaíma da etnia Mura – foto: divulgação

O lançamento foi um sucesso, sendo um fato inédito no Brasil, o primeiro lançamento de uma obra literária em uma aldeia com a participação de autores indígenas. O projeto teve início no dia 18 de novembro de 2021, com um sarau literário envolvendo toda a comunidade e culminou com o lançamento de obras, neste 23 de junho.

Depois de sete meses, aconteceu o lançamento do livro que reuniu algumas instituições do município, alunos da Escola Waldomiro Lopes, professores e a diretora Katia Luzia, que ficou encantada com a obra.

Também estiveram presentes as secretárias de meio ambiente dos municípios de Autazes e do Careiro: Elaine Galvão e Lucia Costa. As duas secretária disseram que estão dispostas a fazerem o que for necessário para que a parceria continue, aproximando o poder público das comunidades indígenas.

Livros “Marãduwa Tupanawara – Contos
Sagrados” – foto: divulgação

O evento contou com as presenças do Sub-secretário de pesca, Henrique Oliveira e da enfermeira da SESAI responsável pela equipe de saúde indígena. Todos ressaltaram a importância desses projetos, na comunidade que retratam as tradições e contos dos povos indígenas.

Para um dos coordenadores, o escritor Moises Costa, “fazer esse projeto na aldeia e lançar no próprio reduto deles, é de suma importância, tanto para nós escritores como para a comunidade em si, é um verdadeiro incentivo para termos uma educação de qualidade despertando interesses dos jovens para a leitura e a escrita”, destacou.

O projeto teve resultado positivo, várias pessoas estão querendo participar da próxima edição e isso é gratificante para os autores da ideia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui