Aleam amplia o número de itens da coleta seletiva e convoca população

Foto: Divulgação

Neste mês de janeiro, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) está preparando a ampliação da coleta seletiva que é realizada diariamente na Casa. Além de papel (limpo), pilhas e baterias, óleo de cozinha usado, e embalagens e produtos de higiene bucal, que já estão sendo recolhidos, a Aleam vai oferecer também coletores para garrafas PET de qualquer tamanho e caixas de produtos longa-vida, como leite e suco. Os coletores estarão disponíveis também para a população.


Essa iniciativa foi anunciada na manhã de quinta-feira (4), pela coordenadora de Modernização e Planejamento da Aleam, Socorro Siqueira, que organizou no hall de entrada vários coletores de resíduos recicláveis para que tanto os servidores do Poder Legislativo quanto a população em geral possam depositar o material descartado.

“Perpetuando as diretrizes de defesa ambiental da gestão do deputado David Almeida na presidência da Casa, estamos iniciando a coleta das garrafas PET a partir de fevereiro”, anunciou a coordenadora. “E já em março será a vez da coleta das embalagens longa vida, também conhecidas por tetrapak”, completou.

Segundo Socorro Siqueira, a partir de fevereiro será instalado um depósito grande para as garrafas PET e caixas e, ao mesmo tempo, será reforçado o descarte de óleo de cozinha, pilhas ou baterias, tubos de creme dental entre os servidores.

Foto: Divulgação

Socorro Siqueira enfatizou o caráter social da campanha que destina, por exemplo, o montante acumulado de papel a uma associação de catadores, a Nova Recicla, situada no bairro Cidade de Deus, zona Norte de Manaus.
“Com essa pequena coleta beneficiamos 20 famílias de catadores”, disse ela, acrescentando que após o início da coleta de óleo de cozinha a Nova Recicla passou a produzir sabão em barra, gerando mais renda para essas famílias.

O projeto “Recicla Aleam” foi implantado na Casa em janeiro de 2017 pela Coordenadoria de Modernização, rendendo durante o ano inteiro 4,27 mil toneladas de papel. “Com o acréscimo dos produtos de higiene bucal, a Aleam passou a ser a primeira Casa Legislativa do país a coletar escovas de dente, tubos de creme dental, enxaguantes bucais, fios, etc”, comemorou Socorro Siqueira.

Artigo anteriorMatrícula para novos alunos começa nesse sábado (13)
Próximo artigoFVS recomenda boas práticas de higiene para prevenir Doença de Chagas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui