Aleam amplia o número de itens da coleta seletiva e convoca população

Foto: Divulgação

Neste mês de janeiro, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) está preparando a ampliação da coleta seletiva que é realizada diariamente na Casa. Além de papel (limpo), pilhas e baterias, óleo de cozinha usado, e embalagens e produtos de higiene bucal, que já estão sendo recolhidos, a Aleam vai oferecer também coletores para garrafas PET de qualquer tamanho e caixas de produtos longa-vida, como leite e suco. Os coletores estarão disponíveis também para a população.

Essa iniciativa foi anunciada na manhã de quinta-feira (4), pela coordenadora de Modernização e Planejamento da Aleam, Socorro Siqueira, que organizou no hall de entrada vários coletores de resíduos recicláveis para que tanto os servidores do Poder Legislativo quanto a população em geral possam depositar o material descartado.

“Perpetuando as diretrizes de defesa ambiental da gestão do deputado David Almeida na presidência da Casa, estamos iniciando a coleta das garrafas PET a partir de fevereiro”, anunciou a coordenadora. “E já em março será a vez da coleta das embalagens longa vida, também conhecidas por tetrapak”, completou.

Segundo Socorro Siqueira, a partir de fevereiro será instalado um depósito grande para as garrafas PET e caixas e, ao mesmo tempo, será reforçado o descarte de óleo de cozinha, pilhas ou baterias, tubos de creme dental entre os servidores.

Foto: Divulgação

Socorro Siqueira enfatizou o caráter social da campanha que destina, por exemplo, o montante acumulado de papel a uma associação de catadores, a Nova Recicla, situada no bairro Cidade de Deus, zona Norte de Manaus.
“Com essa pequena coleta beneficiamos 20 famílias de catadores”, disse ela, acrescentando que após o início da coleta de óleo de cozinha a Nova Recicla passou a produzir sabão em barra, gerando mais renda para essas famílias.

O projeto “Recicla Aleam” foi implantado na Casa em janeiro de 2017 pela Coordenadoria de Modernização, rendendo durante o ano inteiro 4,27 mil toneladas de papel. “Com o acréscimo dos produtos de higiene bucal, a Aleam passou a ser a primeira Casa Legislativa do país a coletar escovas de dente, tubos de creme dental, enxaguantes bucais, fios, etc”, comemorou Socorro Siqueira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui