Aleam será o primeiro órgão público a ter bicicletário no AM

Foto: Hudson Fonseca

A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) recebeu requerimento do deputado estadual João Luiz (PRB) para a construção de um bicicletário (estacionamento para bicicletas) nas suas dependências e será o primeiro órgão público estadual a beneficiar a população que usa a bicicleta como meio de transporte urbano.


O deputado fez o indicativo através do requerimento nº 2125/2019, alegando que mesmo utilizando a bicicleta nas vias, os ciclistas não têm onde estacionar quando chegam ao destino. “Conversei com o presidente Josué Neto e ele prontamente recebeu o requerimento para que algumas vagas do edifício garagem sejam cedidas à construção do bicicletário. Assim, aqueles que chegam de bicicleta na Assembleia, terão um local adequado e seguro para guardá-las”, afirmou.

Foto: Hudson Fonseca

Para João Luiz, a medida gera um exemplo a ser seguido, “propagando os benefícios do uso da bicicleta para a saúde, mobilidade urbana, meio ambiente e ferramenta de inclusão social”.

O assessor parlamentar Fabrício Pinheiro, que também é simpatizante do ciclismo, comemorou a novidade. “Fico feliz com a notícia, sou usuário do pedal, gosto da modalidade e hoje, a gente que usa bicicleta, sente falta de espaços dedicados para acomodar a bicicleta. Sei de alguns shoppings e algumas empresas do Distrito Industrial, mas em órgãos públicos é a primeira vez que ouço falar, por isso, acho que a Assembleia se antecipa com essa inclusão, o que é muito importante. Serve de exemplo aos demais órgãos e poderes, para que sigam no sentido de oferecer uma estrutura de segurança, para guardar esse bem que é a bicicleta”, avaliou.

Em outros estados

A Câmara Municipal de Porto Alegre (RS), a Câmara de Vereadores de Itajaí (SC) e de Campo Grande (MS) já sinalizaram a instalação de bicicletários em órgãos públicos, aprovando projetos de lei neste sentido; porém, apenas a Câmara Legislativa do Distrito Federal possui um bicicletário em funcionamento, inaugurada em abril de 2015.

Artigo anteriorBolsonaro manda sequestrar 2 navios cargueiros do Irã, só para agradar Trump
Próximo artigoÓrgãos de defesa do consumidor cobram medidas urgentes da AM Energia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui