
Está prevista para esta sexta-feira (2) uma reunião entre o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e representantes dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) do Brasil. O objetivo do encontro é traçar medidas para unificar a segurança nas eleições brasileiras.
Os tribunais vão apresentar um balanço das ocorrências de segurança registradas nas últimas eleições e mostrar a estrutura utilizada para enfrentar a violência eleitoral. Hoje, cada unidade da federação tem sua própria estratégia para lidar com esses casos.
Pela primeira vez, será traçado o perfil da violência eleitoral, com os dados de infrações penais relacionados com eleições. Entre as sugestões que serão apresentadas, está o acompanhamento das ocorrências de crimes registrados nas eleições por parte da Justiça Eleitoral, para saber quantas investigações seguiram adiante e quantas pessoas foram punidas.
Também foram convidados para o encontro representantes das forças de segurança: as polícias militares e civis de todas as unidades da federação, além da Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, o Corpo de Bombeiros e as Forças Armadas.