Alfabetização por meio do celular leva alunas do IFAM à Ucrânia

Daniele e laleska ganham prêmio e vão à Ucrânia/Foto: Divulgação

Daniele e laleska ganham prêmio e vão à Ucrânia/Foto: Divulgação


Usar tecnologia de baixo custo para solucionar problemas sociais e do meio ambiente, garantiu às estudantes Daniele Caroline da Silva e Laleska Mesquita, 18 e 17 anos, respectivamente, a participação em feiras científicas nos Estados Unidos e na Europa.


As alunas cursam Engenharia de Controle e Automação, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), no Campus Manaus Distrito Industrial (CMDI).

Com o objetivo de auxiliar crianças com deficiência intelectual no processo de aprendizagem, a estudante Laleska Mesquita foi premiada com o 1º lugar na categoria Engenharia para a Sociedade, com o projeto “Dispositivo de Auxílio Didático para Crianças com Deficiência Intelectual e Múltipla – TDAH e Dislexia”, durante a Feira de Ciências da Amazônia (FCA 2013).

A premiação carimbou o passaporte da jovem pesquisadora para a Conferência Internacional de Jovens Cientistas, que seria realizada em abril na Ucrânia, porém com a crise instalada no país, o evento foi adiado para 2015 em local a ser definido.

Segundo Laleska, a ideia do projeto surgiu para auxiliar os estudantes que possuem alguma deficiência no processo de aprendizagem ou distúrbio de atenção.

“Descobri que tenho dislexia e déficit de atenção, por isso quis criar algo que pudesse ajudar outras pessoas que têm as mesmas deficiências que eu. Infelizmente, muitos professores não identificam esses distúrbios nos alunos e acabam confundindo com preguiça”, disse a pesquisadora que junto com outros seis brasileiros irão apresentar suas propostas na Europa em 2015.

O aplicativo funcionará em celulares e tablets que possuam o sistema Android e será disponibilizado para download gratuito.

“Meu próximo passo é criar um teclado interativo para desenvolver a capacidade motora das crianças”, revelou.

Artigo anteriorO Nacional não soube aproveitar a festa e está fora da Copa verde
Próximo artigoWaldemir José quer a implantação do Plano de Habitação Popular

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui