Alfândega/AM apreende 20 toneladas de produtos ‘piratas’ decorados para Copa

Produtos piratas apreendidos, em Manaus/Foto: RF
Produtos piratas apreendidos, em Manaus/Foto: RF
Produtos piratas apreendidos, em Manaus/Foto: RF

A Alfândega do Porto de Manaus fez a retenção de um contêiner com de cerca de 20 toneladas de  produtos contrafeitos, comumentes conhecidos pela população  como  “piratas”.  Esses  produtos  ferem  os  direitos  de marca registrados e são considerados contrabando, crime previsto no artigo 334 do Código Penal Brasileiro com pena de reclusão de 1 a 4 anos.

A  carga foi selecionada pela equipe de análise de risco do Sevig, Serviço de Vigilância e Controle Aduaneiro, que com base nas informações disponíveis nos sistemas informatizados da Receita Federal do Brasil, promoveu o bloqueio da carga no momento de sua chegada em Manaus, antes do registro de sua declaração de importação.


O contêiner apreendido continha, aproximadamente, 160.000 produtos de mesa com decoração com motivos da Copa do Mundo 2014, dentre eles: copos, jarras, pratos e tigelas.Os produtos retidos vieram do Peru e, após os trâmites judiciais, deverão ser encaminhados para destruição.

O Sevig é o setor da Alfândega do Porto de Manaus que possui a competência de controlar as cargas importadas e exportadas, realizando ações de vigilância aduaneira nos terminais portuários alfandegados.

O Inspetor da Alfândega do Porto de Manaus, Osmar Félix, alerta que a fiscalização nos terminais alfandegados é constante: “Produtos contrafeitos são prejudiciais para a economia de nosso país, provocando inúmeros problemas que vão do não pagamento de tributos até a concorrência desleal.

Dessa forma atuamos ininterruptamente no controle das cargas que entram em nosso país. Esse procedimento é uma das principais atribuições da Receita Federal e, de forma alguma, deixaremos de realizá-la.”

Artigo anteriorIndependência da Escócia pode baixar “rating” do Reino Unido devido a “choque de dívida”
Próximo artigo‘COB na Ruas 2014’ em Manaus leva duas mil pessoas às práticas esportivas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui