Alimentos da Amazônia para fortalecer a imunidade contra o Covid-19

A Floresta Amazônica é rica em alimentos e fitoterápicos - foto: divulgação

Alguns alimentos encontrados na agrobiodiversidade da Amazônia, ajudam a fortalecer o sistema imunológico. Não curam, mas uma alimentação rica em vitaminas A, C e D, Selênio e Niacina que consumido de forma equilibrada podem ajudar a deixar seu corpo mais forte e resistente a doenças e a prevenir o Coronavírus.

Entre os mais conhecidos, a Castanha da Amazônia, que é rica em selênio e um anti- viral, além de Vitamina E e ômega-9

O Cariru é uma hortaliça própria da Região Amazônica e de fácil cultivo – foto: divulgação

Cariru – tanto seu caule como suas folhas são ricos em proteínas, vitaminas, incluindo as vitaminas A e C e também em sais minerais como ferro, cálcio, potássio, selênio, manganês, zinco, e molibdênio, fortalece a imunidade.

Camu-Camu – fruto da Amazônia com maior concentração de vitamina C, seu elevado teor de vitamina C (2606 mg por 100g de fruto), superior ao encontrado na maioria das plantas cultivadas. Ajuda a prevenir doenças virais.

O camu camu é uma fruta típica da região Amazônica que possui uma elevada quantidade de vitamina C – foto: arquivo/divulgação

Cubiu – fruto nativo da Amazônia rico em ferro, fósforo, fibras, proteínas, vitaminas (vitamina B5, vitamina C e niacina – ou vitamina B3) e sais minerais e é usado por populações regionais (da Amazônia) como fitoterápico e medicinal.

Maná Cubiu possui 20 benefícios para a saúde e que poucas pessoas conhecem. Ela possui diversas propriedades medicinais – foto: arquivo/divulgação

O Cubiu também é rico em carotenoides (especialmente o betacaroteno, o precursor da vitamina A), vitamina C, selênio, pectina e fibras. Além disso, é rico em flavonoides, alcaloides e fitoesteroides. O cubiu estimula e fortalece o sistema imunológico

Todos esses alimentos estão na sazonalidade, portanto, estão na sua melhor forma em sabor e de fácil acesso nos mercados e feiras.

Fonte: Ecochef Luizi Viana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui