![cidade-pacs-alistamento-militar-12-02-14 Atendimento nos PACs, também, para alistamento militar](https://correiodaamazonia.com/wp-content/uploads/2014/02/cidade-pacs-alistamento-militar-12-02-14.jpg)
Jovens que precisam passar pelo alistamento militar obrigatório, podem se inscrever, em quatro dos seis postos do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), existentes na capital.
O atendimento acontece de segunda a sexta, das 08h00 às 17h00, a coordenação da Ouvidoria Geral do Estado e em parceria com o Exército Brasileiro.
O cadastro pode ser feito nos PACs localizados nos bairros Compensa, na venida Brasil; Cidade Nova, na Noel Nutels; Alvorada, na avenida Desembargador João Machado, e São José, na Alameda Cosme Ferreira, Uai Shopping.
O PAC Alvorada apresenta uma exceção relacionada ao horário. Os atendentes recebem as documentações no período das 08h00 às 12h00 e das 13h30 às 16h30. Os documentos necessários são: RG ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de residência, uma foto 3×4 e ainda um número de telefone atual.
Para os rapazes nascidos em 1996, o alistamento é gratuito, caso seja efetuado até o dia 30 de junho. Quem comparecer à Junta Militar (rua Quintino Bocaiuva, nº 626, Centro, no prédio onde funcionava o Museu do Homem do Norte) após essa data, deverá pagar uma multa no valor simbólico de R$ 2,40.
O ouvidor geral do Estado, deputado Wanderley Dallas, informa que os PACs atendem às solicitações do público masculino com idade de até 27 anos e que os demais retardatários podem ser atendidos somente na Junta Militar.
Dallas também fala sobre a importância da efetivação da inscrição e de estar munido do certificado de reservista. “Com esse comprovante, o jovem pode emitir carteira de trabalho, passaporte, fazer inscrições em universidades, concursos públicos, entre outros”, ressalta.