Alunos da Fundação Nokia criam aplicativos de games old school

Alunos da Fundação Nokia/Foto: Divulgação
Alunos da Fundação Nokia/Foto: Divulgação
Alunos da Fundação Nokia/Foto: Divulgação

Os alunos do 1º ano do Ensino Médio Técnico de Informática, da Fundação Nokia, programaram aplicativos de games baseados em outros jogos que fizeram sucesso nos anos 80. A tentativa de aliar jogos antigos com a atual tecnologia é a intenção do projeto desenvolvido em sala de aula pelo professor José Luiz Gonzaga, que ministra a disciplina de Programação I.

Os alunos, que tem em média 15 anos, ainda não possuíam vasta experiência com jogos antigos, mas com o projeto despertaram a curiosidade de conhecer um pouco mais sobre. Os aplicativos foram programados ao longo de duas semanas, sempre, em sala de aula.


Os jogos desenvolvidos, em versão old school, estarão disponíveis, em breve, no site da Fundação (www.fundacaonokia.org), entre eles estão: 2048, Xadrez, Damas e Caça Palavras.

Bianca Monteiro, 16, do Curso de Mecatrônica, desenvolveu o Fifteen Puzzle. “Meu trabalho foi uma versão old school para o Fifteen Puzzle. Não conheço muitas coisas dos anos 80, mas acho a música da época bem legal”, disse ela.

“Eu programei o 2048, que é uma versão old school do game que já existe e gosto muito. Eu já tinha jogado games old school e por isso sabia qual era o visual desses jogos”, afirmou Pedro Fonseca, 15 anos, do Curso de Informática.

João Melga, 15 anos, do Curso de Informática, aproveitou um Mega Drive ‘esquecido’ para ganhar experiência com o jogo. “Programei um Jogo da Velha em estilo old school. Uma vez, estava mexendo em um armário de casa e encontrei um Mega Drive bem antigo do meu tio. Estava funcionando bem e joguei muito. Nunca joguei um Atari de verdade, mas tenho curiosidade”, afirmou ele.

Segundo professor José Luiz Gonzaga, a intenção é motivar os alunos. “Programar games funciona como motivação para esses alunos. Eles normalmente testariam o aprendizado das mesmas funções programando banco de dados, por exemplo. Os games fazem com que eles treinem enquanto se divertem”, afirmou ele.

Além dos jogos, os alunos também têm desenvolvido aplicativos, curta-metragens e bancos de dados.

Sobre a Fundação Nokia

Nossa missão é prover excelência em educação para um futuro de conquistas dos nossos alunos. Na Fundação Nokia, damos asas aos que querem voar e por isso somos uma das melhores instituições de ensino da Região Norte no Enem, com 28 anos de história e vitórias em diversas olimpíadas do conhecimento e feiras científicas. Oferecemos Ensino Médio, Ensino Médio Técnico, Cursos Técnicos, Cursos Profissionalizantes e Cursos Online. Este ano, um novo campus será inaugurado para expandir a capacidade de atendimento, dar acesso a novos laboratórios e contribuir para nossa visão de desenvolvimento da sociedade por meio da educação de excelência. Saiba mais em www.fundacaonokia.org

Artigo anteriorPresos, em flagrante, quatro foragidos da justiça, em Lábrea
Próximo artigoFamílias afetadas pela cheia recebem ajuda financeira, em Parintins

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui