Alunos-delegados participam de curso com aulas práticas

Alunos-delegados recebem aulas práticas/Foto: Alfredo Fernandes

Alunos-delegados recebem aulas práticas/Foto: Alfredo Fernandes


Alunas-delegados recebem aulas práticas/Foto: Alfredo Fernandes

Os 91 alunos-delegados que se encontram em treinamento, há três meses, para assumir suas funções, participaram no último sábado (25), do curso prático de sobrevivência na selva e tiro.

As aulas fazem parte do curso de formação de delegados. Os 91 futuros delegados foram convocados pelo governador Omar Aziz no final de 2013 e serão enviados ao interior do Amazonas para suprir o déficit de pessoal e reforçar o trabalho da Polícia Civil do Estado.

De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil, Josué Rocha, com os novos servidores, o trabalho da polícia será melhorado. “Há municípios que não temos delegados de carreira, são cerca de 40 nessa situação. Além disso, esses novos também vão ser enviados para aqueles locais em que há a necessidade de delegados adjuntos. Assim o trabalho de investigação será melhorado”, destacou.

As aulas foram realizadas na sede do Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (IESP – Campus de Ensino 2), antiga Academia de Polícia Civil (Acadepol). Os alunos foram divididos em duas turmas. No curso de sobrevivência na selva, foram ensinadas noções de sobrevivência em ambiente hostil, como a busca por alimentos, construção de abrigos, noções de localização.

Após a aula teórica, os participantes puderam vivenciar a experiência na prática, na mata localizada atrás do Campus de ensino, acompanhados de investigadores do Grupo Fera, da Polícia Militar, responsáveis pelo treinamento. O objetivo da ação e fazer com que os novos delegados estejam preparados, caso precisem atuar em ambiente de mata.

“Como muitos delegados serão enviados para o interior é importante que estejam preparados. Nosso interior é totalmente atípico em relação aos outros Estados da Federação e, por isso, é necessário que o aluno esteja preparado, caso precise ingressar na selva”, explicou Jeff MacDolnald, um dos futuros delegados em formação.

Armas – Na segunda turma, os alunos receberam treinamento de tiro. Foram 35 horas de aulas, entre práticas e teóricas. Inicialmente, os alunos-delegados aprenderam a manusear arma de fogo, com armas específicas para treinamento, que não efetuam disparos. Em seguida foi a vez de treinar tiros e do uso de armamento mais pesado, como explicou o investigador Élcio Olímpio, instrutor do curso.

“Aqui são ensinados todos os tipos de tiros e técnicas de segurança, para que os delegados possam exercer o seu trabalho de forma satisfatória. Esse é o mesmo treinamento pelo qual passam os investigadores e escrivães”.

Para chegar até os treinamentos práticos, os alunos-delegados passaram por seis etapas de treinamento, entre elas o de técnicas de investigação. Nas próximas semanas, os candidatos ao cargo de delegado vão iniciar o estágio sob a supervisão de professores nas delegacias da capital e na Região Metropolitana de Manaus. Eles irão compor grupos de dez alunos e cada equipe terá um orientador para as instruções em campo.


Artigo anteriorEscola do Legislativo da CMM abre inscrições em fevereiro
Próximo artigoFlorestas ricas em diversidade escondem pobreza dos solos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui