Alunos retornam às atividades escolares nesta segunda-feira

Foto: Divulgação

Depois de um período de festas, brincadeiras e muito descanso, o recesso escolar está chegando ao fim e, nesta segunda-feira (17), é dia de voltar à rotina, reencontrar os amigos e professores, no Colégio Martha Falcão e Pinocchio Centro Educacional. “Já começamos a contar os minutos para tê-los de volta ao nosso cotidiano de muito estudo e aprendizados”, disse Nelly Falcão de Souza, diretora das Instituições Educacionais Nelly Falcão de Souza (INFS).


Com a grande missão de ajudar as crianças e adolescentes a se adaptarem e tornarem esse processo o mais prazeroso possível, os pais e responsáveis devem fazer com que a volta à rotina seja gradual, sem estabelecer mudanças bruscas, como diminuindo o tempo diário de TV, as horas de sono, o horário de acordar, o tempo para brincar, entre outros.

Foto: Divulgação

“O ritmo das férias faz as crianças dormirem e acordarem mais tarde, e essa rotina desregulada pode atrapalhá-los na volta às aulas, principalmente para quem estuda de manhã, então ir para a cama mais cedo fará com que elas acordem mais dispostas para a escola e demais atividades, como cursinho e brincar”, comentou Nelly Falcão.

A professora também orienta os pais e responsáveis a ajudarem os pequenos a organizarem a mochila no dia anterior, checando cada material como cadernos, lápis, canetas e livros, além do fardamento e a lancheira.

Família e Colégio
Ainda este mês, pais e responsáveis dos alunos do Colégio Martha Falcão e Pinocchio Centro Educacional ainda participarão de várias atividades nas escolas. No dia 28, acontecerá o 5º Encontro de Pais da Escola de Inteligência e, no dia 29, será o Dia da Família na Escola.

Ambas instituições são pioneiras em oferecer a metodologia da Escola de Inteligência em Manaus, que atua no desenvolvimento emocional de toda a comunidade escolar– alunos, pais, educadores – além de combater o bullying, a violência, a baixa autoestima, entre outros problemas psicológicos.
O programa foi idealizado pelo psiquiatra Augusto Cury, que esteve em Manaus na última semana. As duas escolas foram elogiadas pelo próprio escritor, que destacou que educar é formar pensadores criativos, ousados, altruístas e tolerantes.

A cada dois meses, nas escolas do grupo, os pais e responsáveis recebem acompanhamento através de encontros onde acontecem relatos de vivência e discussões de temas, entre eles, a tecnologia digital no dia a dia da família. Eles são orientados a seguir os mesmos conceitos de relacionamento para continuar o ensino em casa, mudando hábitos e promovendo um ambiente saudável.

“A parceria entre a família e o colégio traz impactos extremamente positivos não só para a vida e formação do aluno, como também para o ambiente escolar. Reuniões, festinhas, eventos na comunidade, voluntariado dos pais e muitas outras ações resultantes da união de forças entre a família e a instituição escolar tornam o espaço mais útil e dinâmico”, disse a professora Nelly Falcão.

Artigo anteriorAmazonastur realiza capacitação de tricicleiros em Parintins
Próximo artigoPerseguição, morte e engarrafamento na Max Teixeira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui