
O Amazonas começa a receber doses de vacina contra a covid-19 a partir desta terça-feira (29). A data foi um pedido do próprio Estado, de acordo com informações repassadas pelo governo federal.
A entrega é parte de lote de 1,2 milhão de compra emergencial de imunizantes atualizados. O Ministério da Saúde realiza envios regulares de vacinas aos estados, que são responsáveis por abastecer os municípios. Todas as unidades federativas serão assistidas com celeridade.
A cobertura vacinal contra a Covid-19 indica que 86% da população brasileira completou o esquema primário, com duas doses. Atualmente, a imunização é recomendada, rotineiramente, para o público prioritário: pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, crianças, entre outros. Também é indicada para a população que não completou o esquema primário, de duas doses.
Não há falta generalizada de vacinas no Brasil. O Ministério da Saúde adota estratégias para manter a vacinação em dia e garantir a proteção da população. Todas as ações são realizadas em diálogo com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).