‘Amamentação: uma vitória para toda a vida’, na Semana Mundial do Aleitamento

Amamentação, o sorriso da criança/Foto: Divulgação
Amamentação, o sorriso da criança/Foto: Divulgação

As maternidades no Amazonas realizam, a partir de sexta-feira (01), até o dia 7 de agosto, uma programação especial como parte das comemorações da Semana Mundial do Aleitamento Ma semana terno (SMAM), que acontece, simultaneamente, em mais de 120 países.

O objetivo da semana, é sensibilizar a população para a importância do apoio e estímulo à amamentação, considerada uma das estratégias mais relevantes para a saúde das crianças. Durante a SMAM, serão realizadas palestras nas unidades de saúde e distribuição de material informativo em pontos estratégicos da cidade.

No dia da abertura das atividades, marcada para sexta-feira (01), às 09h00, no auditório do Instituto da Mulher Dona Lindu, haverá, também, a tradicional premiação das mães doadoras que mais contribuíram com os Bancos de Leite do Estado. Na data, o Banco de Leite Fezinha Anzoategui, do instituto, comemora 4 anos de funcionamento.

“Como acontece todos os anos, as maternidades da rede estadual que já adotam uma política de total comprometimento com a causa do aleitamento materno, estarão intensificando as ações de esclarecimento e orientações sobre o tema”, disse o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim. O secretário destacou que, pelo compromisso com as ações de apoio e estímulo ao aleitamento materno, as maternidades da rede estadual de saúde são reconhecidas pelo Ministério da Saúde e Unicef, com o título de Hospital Amigo da Criança.

Neste ano, o slogan da campanha será: “Amamentação: uma vitória para toda a vida”. O pediatra neonatologista Jefferson Pereira Guilherme – especialista em Aleitamento Materno e consultor técnico da área de Saúde da Criança da Secretaria Estadual de Saúde (Susam) –, diz que o tema foi escolhido para destacar as vantagens da amamentação não apenas para a infância. “Todos já sabem dos benefícios da amamentação para as crianças, mas poucos sabem que esses benefícios são estendidos para a vida adulta. A amamentação ajuda a reduzir as taxas de mortalidade infantil, contribui para o desenvolvimento emocional e cognitivo da criança, para uma melhor qualidade de vida adulta também, diminuindo as chances do indivíduo desenvolver doenças cardíacas, pressão alta e diabetes”, afirma o médico.

Programação – Na segunda-feira (4), equipes das maternidades Ana Braga, Nazira Daou, Azilda Marreiro, Chapot Prevost, Balbina Mestrinho, Alvorada e Instituto da Mulher Dona Lindu estarão presentes nos terminais de ônibus da cidade (T1, T2, T3, T4 e T5), durante a manhã, fazendo a distribuição de material informativo e a sensibilização da população sobre a importância do aleitamento materno. Na terça-feira (5), cada maternidade fará sua programação interna, com a clientela de atendimento. Na quarta-feira (6), está programado um ciclo de palestras, que acontecerá no auditório do Instituto da Mulher Dona Lindu, tendo como público-alvo, os profissionais de saúde.  Na quinta-feira (7), acontece o encerramento da SMAM, com atividades que se desenvolverão a partir das 14h, na Praça da Polícia, no Centro.  Haverá novamente distribuição de folders, abordagem da população e o reforço de atividades culturais com a Fanfarra Jovem Cidadão e Grupo Alecrim Nativo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui